/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Fertilização in vitro: 50% das mulheres tem sucesso com o tratamento

Medicina reprodutiva evolui e estima-se que mais de 8 milhões de crianças tenham nascido de fertilização in vitro

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Com o aniversário do primeiro bebê de proveta no mundo, Louise Brown, a técnica de fertilização in vitro completa 40 anos em 2018.

Neste ano, completam-se 40 anos da técnica de fertilização in vitro. A data é comemorada com o aniversário do primeiro bebê de proveta no mundo, Louise Brown. E, desde então, estima-se que tenham nascido mais de 8 milhões de pessoas por meio do tratamento. O que indica a evolução da medicina reprodutiva pois o processo foi aperfeiçoado e a taxa de sucesso que girava em torno de 5%, atualmente chega a 50%.

Antigamente, o óvulo encontrava o espermatozoide em uma proveta. Atualmente, uma pequena placa de vidro é usada para manipular o que vai se tornar uma nova vida.

A indução da ovulação também foi um avanço, já que no início as fertilizações in vitro dependiam dos ciclos espontâneos da mulher, obtendo-se apenas um óvulo por mês. Com os hormônios indutores da ovulação, é possível captar vários óvulos, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com a ginecologista e doutora em reprodução humana, Layza Merizio Borges, essa não foi a única evolução. “Com o advento da ultrassonografia, a coleta de óvulos também se tornou mais confortável para a mulher. Antes, era preciso realizar uma cirurgia por laparoscopia, sendo necessária uma incisão no abdômen para captar o óvulo, hoje a coleta é feita via vaginal, guiada por ultrassom, sendo um procedimento minimamente invasivo”, explica a especialista.

Além disso, o ultrassom é essencial para avaliar o desenvolvimento dos folículos ao longo do estímulo hormonal, para avaliar o endométrio (camada do útero em que o embrião se implanta) e para guiar a transferência embrionária intrauterina.

A  ginecologista Layza Merizio Borges, responde as perguntas a respeito das dúvidas sobre os métodos de fertilização:

Quando as pessoas devem buscar um especialista em reprodução humana?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
Casais que estejam tentando engravidar há um ano sem sucesso, com uma frequência de relações sexuais de 2 a 4 vezes por semana e sem ter usado nenhum método contraceptivo nesse período. Para mulheres com idade superior a 35 anos, este período de espera deve ser abreviado para 6 meses.

Quais exames devem ser realizados para detectar a infertilidade?

Exames hormonais, pesquisa de doenças infecciosas, ultrassom endovaginal, espermograma e histerossalpingografia.

Quais os métodos utilizados para o tratamento da infertilidade?

Orientações quanto ao período fértil, ajustes hormonais, indução da ovulação para Coito Programado, Inseminação Intra Uterina e Fertilização in vitro.

Quais recomendações para casais que queiram engravidar? 

Não percam tempo, pois a reserva de óvulos nos ovários tende a cair progressivamente com o passar dos anos, processo que é irreversível.

Qual o grau de satisfação das mulheres?

A taxa de sucesso do tratamento de fertilização in vitro chega a 50%.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De que forma psicológica o companheiro pode ajudar a mulher durante o processo? Pergunta respondida pela psicologa Arielle Nascimento

Devemos entender nessa nova visão ampliada de cuidado que a infertilidade é do casal, embora as causas possam ser biologicamente diagnosticadas no corpo da mulher ou no corpo do homem ou ainda nos dois. Cada um está envolvido e sofre o efeito dessa infertilidade de forma singular. É interessante ter sintonia entre o casal que vai passar pelo tratamento da fertilização.

Arielle Nascimento, psicóloga e especialista em perinatalidade. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

"Os casais que passam por tratamentos para ter um filho têm uma trajetória de tentativas, de investigações, de medo, de ansiedade, de lutos. Às vezes, a mulher passou por abortos repetitivos, é um casal que chega fragilizado, com aspectos emocionais oscilando, um casal ansioso. E aí quando você coloca esse casal para fazer o tratamento temos que considerar os aspectos psicológicos. Sem dúvida, quando é a mulher que passa pelo tratamento, ela vai sentir mais no corpo os efeitos medicamentosos do tratamento, mas a gente tem que entender que o homem tem o seu papel, que não é o lugar de favor, de ajuda, é o lugar de uma pessoa que está nesse processo de tratamento da infertilidade. Ele deve acompanhar as consultas e a coleta de óvulos. Isso não é apoio, é a função dele, desse homem que quer ser pai", completou.


Drª Layza Merizio Borges, ginecologista e doutora em reprodução humana. 

A ginecologista, Layza Merizio Borges realizou um estudo e identificou uma inovação- a ultrassom tridimensional transvaginal para contagem de folículos antrais e para aferição do volume endometrial. “Em nosso estudo, conseguimos comprovar que a ultrassonografia transvaginal tridimensional é superior na avaliação da receptividade endometrial, quando comparada à ultrassonografia transvaginal bidimensional, usada de forma rotineira no processo, uma vez que possibilita uma avaliação espacial mais exata do volume do endométrio e da sua vascularização, melhorando a habilidade de predizer a receptividade endometrial e aumentando a taxa de sucesso gestacional em cerca de 40%”, esclarece Layza, que aplica na prática sua descoberta, realizando o exame em todas as suas pacientes que se submetem à fertilização in vitro.

Infertilidade masculina:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Para os casos de infertilidade masculina há a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI), que consiste na introdução de um único espermatozoide, previamente selecionado, dentro do óvulo, favorecendo a fertilização. “Com a ICSI é possível alcançar a gravidez em casos de alterações seminais severas e vasectomia, por exemplo”, afirma a médica.

Conheça outros tratamentos

Coito Programado – É a forma de tratamento mais simples para infertilidade, estando indicado nos casos de anovulação crônica (síndrome dos ovários policísticos) e infertilidade sem causa aparente, em casais jovens. A técnica consiste em realizar indução da ovulação, administrando à paciente o medicamento citrato de clomifeno e monitorando e resposta ovariana com ultrassonografia transvaginal. Ao se observar presença de folículo pré-ovulatório, orienta-se o casal a praticar relações sexuais em dias alternados no período fértil. Em caso de atraso menstrual superior a uma semana dosa-se a gonadotrofina coriônica sérica para constatar gestação. Caso não haja sucesso, o tratamento pode ser repetido por até 6 ciclos. Apresenta taxa de sucesso semelhante ao ciclo natural (20%). É um tratamento de baixo custo e que está indicado em cerca de 25 % dos casais inférteis.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

Inseminação Intrauterina (IIU) - A inseminação intrauterina envolve a inserção de espermatozoides móveis diretamente na cavidade uterina, que foi previamente coletado e preparado, imediatamente antes da ovulação. Assim, os espermatozoides chegam até os óvulos e trompas, ocorrendo a fertilização e formação do embrião. O procedimento é frequentemente recomendado como tratamento inicial e para os casos de baixa complexidade e indução da ovulação. Dependendo do caso, tratamentos de fertilidade mais complexos podem ser indicados.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.