/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Emagrecimento: fazer dieta engorda e alimentação intuitiva faz perder peso, dizem especialistas

O segredo do emagrecimento não está nas dietas, mas sim em fazer as pazes com os alimentos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Alimentação intuitiva gera sabedoria corporal e evita o transtorno de comer de forma compulsiva. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Emagrecimento tem sido pauta de muitas matérias. E buscando entender o universo das dietas e como elas funcionam no organismo das pessoas, o jornal online Folha Vitória lança a série Emagrecimento. Até o fim desta semana, você poderá acompanhar uma notícia por dia com dicas e informações para auxiliar na perda de peso.

O tema de hoje é Alimentação Intuitiva: você já ouviu falar? Especialistas afirmam que o segredo do emagrecimento não está nas dietas, mas sim em fazer as pazes com os alimentos e comer de forma intuitiva. 

Alimentação Intuitiva: o que é?

Criado pelas nutricionistas americanas, Evelyn Tribole e Elyse Resch, o comer intuitivo é um conceito que visa uma relação mais saudável com o alimento e ensina as pessoas a conhecerem seus próprios corpos. Ele tem como objetivo desenvolver uma “sabedoria corporal”, por meio de evidências físicas e emocionais, que permitam as pessoas a reconhecer suas reais necessidades em relação ao alimento e evita o transtorno do comer de forma compulsiva.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A alimentação intuitiva tem como foco principal desenvolver o hábito de comer em horários regulares, de forma pensada e programada, buscando encontrar prazer, no lugar da culpa, ao fazer uma refeição. Abandonar dietas restritivas é o primeiro passo para se manter magra, saudável e feliz.

Dietas aumentam compulsão alimentar

De acordo com a psicoterapeuta Sorella Mendes, as dietas só aumentam a compulsão alimentar dos pacientes. “Fazer dieta engorda e a prova disso é ver quantas pessoas passam a vida toda de dieta e nunca conseguem ficar magra. ”, afirma.

“Não existe dieta milagrosa, existe alimentação intuitiva. É preciso conhecer o próprio corpo, respeitar suas necessidades, aprender a lidar com as emoções sem associá-las à comida e descobrir novos estímulos de satisfação e prazer. Quando se faz as pazes com os alimentos é possível eliminar peso sem viver uma vida de dieta e privações. ”, afirma a psicoterapeuta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Quando decidimos perder peso, automaticamente nosso cérebro já pensa em quais alimentos devem ser cortados da dieta. Carboidratos, doces e gorduras, considerados os vilões do emagrecimento, são os primeiros a serem removidos. Porém, de acordo com Sorella, que também atua como coach de emagrecimento, ao cortar um alimento que se gosta ou que tem algum valor afetivo de forma drástica, a compulsão pode ser despertada e o paciente pode voltar a comer o alimento de forma descontrolada, o que anula todo o esforço da privação e acaba com qualquer dieta.

Não é o alimento e sim a quantidade!

“Não é a ingestão do chocolate ou do pedaço de pizza que te faz engordar, mas sim como, quanto ou quando você faz isso. Sentir prazer em comer uma pizza, uma sexta à noite, na companhia dos amigos é fundamental para o nosso bem-estar. O que não pode é comer de forma descontrolada, e as vezes até escondido, inúmeros pedaços de pizza ou chocolate em um momento de ansiedade ou tristeza sozinha em casa”, declara Sorella.

Dietas mais realizadas pelos brasileiros

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia, os tipos de dietas mais realizadas pelos participantes são Cetogênica e Low Carb (30%), Detox (19,1%), Dukan (15,7%), Hiperproteica (13,3%) e Sem Glutén (12,9%).

Na próxima matéria da série Emagrecimento, você confere o que especialistas dizem a respeito das dietas mais realizadas pelas pessoas que foram fontes das entrevistas do estudo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.