Conheça os alimentos que são bons para a visão
cinquenta milhões de brasileiros são afetados com algum problema de visão, de acordo com a OMS
Muitas vezes as pessoas não se dão conta, mas é preciso ter cuidados com a visão. Quatro quintos de todas as informações chegam ao cérebro, primeiramente, através dos olhos. A visão tem importância tão grande que supera, até mesmo, a de todos os outros sentidos.
“A visão permite aos seres humanos aprimorarem a percepção do mundo. Por isso, é imprescindível cuidar bem dos olhos, pois além de possuírem grande importância em nossa vida, são frágeis e complexos”, destaca o oftalmologista Richard Yudi Hida.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão. Além disso, 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados, caso o indivíduo tivesse buscado tratamento a tempo. Sendo assim, para ter uma visão de qualidade e duradoura, é necessário estar atento a algumas medidas.
Para manter a saúde ocular é preciso visitar regularmente o oftalmologista; buscar dormir sempre no mesmo horário; ao usar o computador por longos períodos dar pequenos intervalos de 1 ou 2 minutos a cada duas horas; não compartilhar maquiagem com parentes e amigas; jamais usar óculos de sol de procedência duvidosa como, por exemplo, de camelôs; ter alimentação balanceada.
Se você não segue a maioria das orientações citadas, ligue o sinal de alerta. Você pode desenvolver algum problema de visão. Medidas simples, como alimentação balanceada, exames preventivos, visita ao oftalmologista e higiene, devem sempre ser preservadas. Afinal, os hábitos estão, sim, diretamente relacionados à saúde ocular.
Alimentos bons para os olhos
Cenouras e alimentos de cor laranja: Tanto cenouras quanto as demais frutas e legumes de cor alaranjada fazem bem para as vistas. Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina
Legumes e verduras: esses alimentos nas cores amarela e verde são fontes ricas de carotenóides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar as cores. Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como a laranja, maçã, mamão papaya, cenoura, tangerina, brócolis e couve.
Frutas vermelhas e cítricas: ricas em vitamina C, são poderosas antioxidantes. Atuam na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma.
Peixes: fontes de ácidos graxos ômega 3 e vitaminas A, B, D e E. Peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum são ótimos estimulantes da boa circulação sanguínea. Segundo especialistas, ingerir esses alimentos faz bem às estruturas oculares, principalmente a retina.
Alho e cebola: ricos em cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo o glaucoma.
Azeite virgem: rico em ômega 3, é considerado um aliado na prevenção da degeneração macular, lesão que pode levar à cegueira. 100 ml de azeite por semana é o ideal.