Alimentação ajuda a combater a incidência das doenças respiratórias no inverno
99% da população têm o consumo de vitamina E abaixo do recomendável
Com a chegada dos meses mais frios, gripes e resfriados são transmitidos mais facilmente, pois os vírus sobrevivem por mais tempo em temperaturas baixas. Os ambientes fechados também facilitam a transmissão de uma pessoa para outra. Por isso, deve-se estar atento à nutrição.
A alimentação saudável, com ingestão adequada de proteínas, carboidratos, gorduras e micronutrientes, é fundamental para que o organismo consiga se defender de infecções. Segundo especialistas, quando mantemos uma dieta equilibrada com a presença de todas as vitaminas e minerais necessários contribuímos para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico.
Mas na correria do dia a dia, consumir a quantidade adequada de vitaminas e minerais para o bom funcionamento do sistema imunológico, não é tarefa fácil. Muita gente acaba buscando comer alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, o morango e o limão. Mas isso não é suficiente. Precisamos mais do que apenas vitamina C. Para desempenhar adequadamente as funções de defesa, o sistema imunológico deve receber regularmente também as vitaminas A e E, e ainda o zinco, o selênio e o ferro.
Infelizmente, estudos revelam que o brasileiro ingere bem menos desses nutrientes do que o ideal.
99% da população têm o consumo de vitamina E abaixo do recomendável;
A ingestão da vitamina C está abaixo do indicado em 80% da população;
Metade dos brasileiros não ingere a quantidade aconselhada de vitamina A;
O consumo de selênio e zinco não atende às necessidades diárias em 40% dos brasileiros.
Imunidade baixa
É importante ficar atento para alguns sinais de imunidade baixa. É possível perceber que o sistema imunológico não está 100% quando algumas complicações no organismo, como gripes ou outras doenças, aparecem repetidamente e com frequência e demoram a ir embora.
Alguns alimentos, ricos em substâncias que auxiliam no bom funcionamento do organismo, se destacam por contribuírem com a manutenção da imunidade. Esses alimentos são alho, abacate, salmão, brócolis e frutas vermelhas, como morango, framboesa, amora, cereja, acerola e melancia.
Importância de cada vitamina para imunidade
Vitamina A: tem ação antioxidante, por isso protege as células. Contribui para o funcionamento do sistema imunitário
Vitamina C: protege as células de oxidações indesejáveis e contribui para a manutenção das defesas do organismo – alimentos:
Vitamina E: tem ação antioxidante, por isso protege as células dos danos causados pelos radicais livres
Zinco: Contribui para a manutenção do sistema imunológico
Selênio: Tem ação antioxidante e contribui para a manutenção do sistema imune.
Ferro: Contribui para a formação das células vermelhas do sangue.