/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Julho Verde: veja tratamento e principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Aparecimento de nódulos no pescoço, surgimento de manchas brancas ou avermelhadas na boca, feridas na região ou dor de garganta pode ser sintomas da doença

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O julho verde é uma campanha nacional de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 40 mil pessoas são afetadas por essa doença todo ano.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Alguns dos principais sintomas são: aparecimento de nódulos no pescoço, surgimento de manchas brancas ou avermelhadas na boca, feridas na região ou dor de garganta que não melhoram após 15 dias, dificuldade ou dor para respirar ou engolir, além de alterações na voz ou rouquidão por mais de duas semanas.

Esses podem ser sintomas de um câncer de cabeça e pescoço, um conjunto de doenças que pode ter até 90% de chances de cura, se forem detectadas precocemente.

LEIA TAMBÉM: Pó royal rejuvenesce a pele? Veja receita natural e benefícios

Encabeçadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), as ações do Julho Verde têm como meta conscientizar a população sobre os cânceres nessa região do corpo e a importância do diagnóstico em estado inicial. Segundo a SBCCP, as chances de cura, quando o diagnóstico é realizado na fase inicial, são de mais de 90%.

Carregando...
É importante intensificar o alerta, para toda a população, sobre os sinais que podem ajudar a diagnosticar uma neoplasia na região da cabeça e do pescoço. São cânceres como os das cavidades bucal e nasal, de tireoide, laringe, faringe e das glândulas salivares”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço Marco Homero de Sá.
Segundo o especialista, alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento de um tumor nessas regiões. “Fumar, consumir bebida alcoólica com frequência e a infecção por HPV, devido à prática de sexo oral sem proteção, são os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento dos tumores de cabeça e pescoço. A má higiene bucal e a desnutrição são fatores associados”, destaca.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo a SBCCP, é fundamental procurar um médico ao perceber alterações e incômodos na região do pescoço, boca ou face. O Inca estima que, em 2024, mais de 39 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço serão diagnosticados no Brasil.

Esse número, no entanto, pode ser maior se forem considerados os casos de câncer de pele melanoma, que também atinge a região da cabeça e do pescoço: mais de 48 mil casos somente neste ano.

LEIA TAMBÉM: Adeus às manchas: mistura caseira com 3 ingredientes deixa as mãos 30 anos mais jovens em minutos

O principal objetivo do Julho Verde é incentivar a população a não minimizar alterações que são percebidas. Uma dificuldade no ato de engolir, uma ferida na boca que permanece por muitas semanas e pode ser erroneamente confundida com uma afta, uma alteração insistente na fala, tudo isso pode ser indicativo de um possível tumor em desenvolvimento. A principal mensagem da campanha é: procure um médico para investigar essas alterações”, sinaliza Homero.

Por conta do acometimento de diversos tecidos e organismos diferentes, os tratamentos para os tumores de cabeça e pescoço podem variar. A cirurgia é uma alternativa terapêutica frequentemente utilizada para remoção dos tumores, mas outros recursos, como radioterapia, quimioterapia e imunoterapia podem ser usados, dependendo do quadro.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

• Aparecimento de nódulo no pescoço;

• Manchas brancas ou avermelhadas na boca;

• Ferida que não cicatriza em duas semanas;

• Dor de garganta que não melhora em 15 dias;

• Dificuldade ou dor para engolir;

• Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias;

Esses sinais também são causados por outras condições clínicas. Portanto, é importante conversar com seu médico.

LEIA TAMBÉM: Receita natural: como fazer Glifage caseiro para manter a glicose em 80

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.