/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Ansiedade além do óbvio: 4 sinais importantes que você deve conhecer

Conheça sinais menos reconhecidos de ansiedade e estratégias para lidar com eles de maneira eficaz

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Freepik
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Para muitos ansiosos, a procrastinação não é apenas um hábito, mas uma forma de evitar o medo de não alcançar a perfeição. Registrar as tarefas diárias em uma agenda pode ajudar a quebrar esse ciclo prejudicial.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A ansiedade muitas vezes vem acompanhada de uma autocrítica intensa e dificuldade em aceitar elogios. Valorizar suas próprias conquistas e buscar terapias pode ajudar a combater esse padrão de autossabotagem.

Pensamentos negativos e antecipações pessimistas são comuns na ansiedade. Desafie esses pensamentos buscando cenários alternativos e menos desfavoráveis para reduzir o impacto emocional.

Carregando...

Dificuldade de concentração: o impacto da preocupação constante

A preocupação excessiva com o futuro pode prejudicar a concentração no presente, dificultando a absorção de novas informações. Estratégias como registrar compromissos e praticar técnicas de redução de estresse podem ser eficazes.

Sintomas físicos da ansiedade

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além dos sintomas emocionais, a ansiedade pode se manifestar fisicamente com falta de ar, sudorese, tremores, taquicardia, distúrbios do sono e desconfortos gastrointestinais.

LEIA TAMBÉM: Como prevenir a demência: 12 hábitos essenciais que podem reduzir os casos

A psicoterapia é frequentemente recomendada para tratar a ansiedade, adaptando-se ao tipo específico de cada paciente. Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para controlar os sintomas agudos, sempre com supervisão médica.

Rever e ajustar o estilo de vida pode complementar o tratamento da ansiedade. Exercícios físicos, sono de qualidade, dieta balanceada e técnicas de relaxamento são práticas que podem melhorar significativamente o bem-estar emocional.

*Com informações da Agência Einstein

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.