/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Alimentos que aceleram o envelhecimento da pele: o que evitar?

Descubra como açúcar, ultraprocessados, gorduras saturadas e álcool podem acelerar o envelhecimento da pele e saiba como evitá-los

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Freepik
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com o passar dos anos, é natural surgirem sinais de envelhecimento na pele, como as rugas. No entanto, certos hábitos, especialmente os relacionados à alimentação, podem acelerar esse processo. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Nossas escolhas alimentares impactam diretamente o funcionamento do organismo como um todo. Em relação à pele, alguns alimentos podem prejudicar a produção de colágeno, a proteína responsável pela firmeza e flexibilidade da pele. Confira, abaixo, quais são os principais vilões.

Alimentos ricos em açúcar

O açúcar, presente tanto nas receitas quanto em alimentos e bebidas como chocolates e refrigerantes, pode ser um grande inimigo da pele. 

O pico de insulina — hormônio responsável por transportar a glicose para dentro das células para gerar energia — provocado pela ingestão de açúcar afeta as células produtoras de colágeno. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Isso acontece porque o pico de insulina afeta as células produtoras de colágeno", explica o dermatologista Abdo Salomão Jr., da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Produtos ultraprocessados

Os alimentos e bebidas ultraprocessados, que passam por métodos agressivos de alteração e contêm substâncias industriais como aromatizantes, corantes e conservantes, também são prejudiciais. 

Segundo o especialista, os produtos químicos presentes nesses alimentos diminuem a proteção da pele contra raios ultravioletas. "Por isso, o consumo de ultraprocessados favorece o aparecimento de rugas e manchas de sol na pele", diz Salomão Jr. 

Exemplos de ultraprocessados incluem bebidas lácteas, barrinhas de cereais, macarrão instantâneo, sucos em pó, nuggets de frango, bolachas e biscoitos.

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas, presentes em muitos ultraprocessados, carne vermelha e embutidos como mortadela e presunto, além de alimentos fritos como batata e coxinha, são igualmente danosas. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo Salomão Jr., essas gorduras aumentam a circulação de radicais livres no organismo, moléculas instáveis que prejudicam as células produtoras de colágeno.

Álcool

O consumo excessivo de álcool também pode afetar a saúde da pele. "O álcool, especialmente se consumido em excesso, afeta o funcionamento do fígado, órgão fundamental para a produção de proteínas como o colágeno", descreve o dermatologista.

Carregando...

*Com informações do Estadão Conteúdo

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.