/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

"Rivotril natural": conheça chá que ajuda a controlar a ansiedade e a irritação na TPM

Além do controle da ansiedade e TPM, o chá de kava kava pode ajudar no tratamento da insônia, convulsões e até doenças neurodegenerativas

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Chá de camomila ou suco de maracujá são alguns dos recursos naturais que muitas pessoas apostam para tentar "acalmar os ânimos". 

Outros chás, no entanto, também podem ajudar a controlar a ansiedade. O kava kava é um deles. O chá da planta é conhecido como "rivotril natural" devido ao efeito relaxante e calmante.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A médica e nutróloga Patrícia Santiago explica que a planta possui um composto ativo que atua no sistema nervoso e melhora o humor, inclusive durante o período da TPM em que muitas mulheres sofrem com a variação do humor.

"O principal composto ativo encontrado no chá é chamado de kavalactona. Essa substância interage com o sistema nervoso central, promovendo uma sensação de alívio da ansiedade e melhora do humor", explica.

LEIA TAMBÉM: Veja 5 chás para eliminar inchaço e perder peso rápido e sem esforço

Veja os riscos e benefícios do kava kava

Patrícia explica que o kava kava é rico em kavalactonas. Ele tem substâncias naturais que ajudam a regular a ação do neurotransmissor GABA no cérebro, que pode aliviar, por exemplo, os sintomas da TPM, como irritabilidade e ansiedade.

"Ele ajudar a combater a insônia e a melhorar a qualidade do sono. Ele também possui propriedades neuroprotetoras, que ajudam a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson, mas isso ainda depende de mais estudos", disse.

LEIA TAMBÉM: Chás ajudam a melhorar azia e dor no estômago; veja como fazer

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A médica alerta que o chá pode ter efeitos colaterais em algumas pessoas. Por isso, o consumo não é recomendado para grávidas e lactantes. 

Ele também não deve ser consumido em excesso, pois pode provocar alterações hepáticas, como surgimento de lesões graves no fígado.

Aprenda a preparar o chá 

Adicione uma colher de sopa de rizomas de Kava-kava em 500 mL de água. Ferva por 10 minutos. Depois coar, deixe esfriar. Ingira uma a duas vezes por dia.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.