/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Variante Delta pode ter circulação comunitária no ES, diz secretário

De acordo com o secretário, apesar de os resultados dos testes enviados à Fiocruz ainda não terem sido divulgados, é possível considerar a circulação da variante em território capixaba

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Pelo menos 10 variantes do novo coronavírus circulam no Espírito Santo. Apesar do predomínio da Alpha, Gamma e Zeta, o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, disse que "há forte indício de que a variante Delta também esteja circulando no Estado". A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (26).

De acordo com o secretário, apesar de os resultados dos testes enviados à Fiocruz ainda não terem sido divulgados, é possível considerar a circulação da variante em território capixaba. 

"Nós já identificamos a variante Delta em vários estados vizinhos, e existe uma circulação plena, livre, sem o devido controle dos aeroportos, sem uma estratégia nacional robusta de testagem em massa. Por issoé muito factível que a variante delta já tenha circulação comunitária no Estado", explicou Nésio.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Diante desse cenário, o secretário considera que a confirmação é uma questão de tempo. "Nós consideramos que é uma questão de dias para que a Fiocruz confirme, entre as diversas amostras já enviadas para o Ministério da Saúde, que a variante Delta já circula no Espírito Santo"

ES enviou amostras de todas as regiões do Estado para identicar novas variantes; Resultado sai em até 60 dias

Para identificar as variantes, é necessário mandar as amostras coletadas para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

"Nós mandamos para a Fiocruz todos os casos de Viana que alcançam os requisitos para sequenciamento, também são enviados os casos relacionados a ´´obitos, e os casos que possuem algumas expressões de ramificação dos genes diferentes. Quando existe uma carga viral desproporcional à encontrada cotidianamente, algumas características que o nosso Lacen identifica, essas amostras também são classificadas para envio à Fiocruz. As amostras das unidades sentinelas também continuam sendo envidas dentro da rotina no Programa Nacional", explicou Nésio.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Como dependem da demanda ser analizada pela Fiocruz, as repostas podem demorar para ser divulgadas. "Os resultados demoram de 30 a 60 dias para saírem, alguns casos demoraram um ano, mas a Fiocruz tá indo melhor na velocidade. Até agora nenhum caso confirmado da Delta no Estado", finalizou. 

Leia Também: Sequenciamento genético para identificar variantes da covid-19 serão realizados no ES

Diferentes variantes, mesmo vírus, riscos maiores. Entenda

O secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, reforçou que apesar de serem diferentes, as variantes são mutações do mesmo vírus. 

"Todas elas se tratam da mesma doença e do mesmo vírus, no entanto, algumas variantes de preocupação como a Gama e a Delta, implicam em riscos maiores para o controle da pandemia, principalmente dados as suas características de alta transmissibilidade e a característica da variante Gama em infectar jovens que ainnda não foram imunizados", explicou. 

De acordo com o secretário, o grande perigo que as novas variantes - como o caso da Delta - impõe é o fato de serem mais transmissíveis. Esse fato pode ser considerado ainda mais grave diante do não cumprimento das medidas de distanciamento e higiene estabelecidas. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

 "Ela tem uma transmissibilidade mais alta que as demais, de maneira que o comportamento inadequado e desrespeito aos protocolos, nós podemos comprometer as conquistas dessa fase de recuperação", finalizou.

Veja mais: Espírito Santo registra menor número de casos de covid desde maio de 2020


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.