Atenção: banco do carro pode provocar crises alérgicas
Tecidos acumulam mais ácaros podendo desencadear alergia nas pessoas que possuem sensibilidade
Alergia à ácaros pode aparecer em qualquer idade. No recém-nascido, no bebê, na criança, adulto e até no idoso, mesmo que essa pessoa nunca tenha tido histórico de alergia. Nos bebês a alergia aos ácaros não é manifestada em exames, embora a criança já possa sentir os sintomas respiratórios quando exposta a ambientes contaminados: um exemplo é o carro da família.
De acordo com médico Clínico, Eduardo Barcelos Ribeiro, o carro pode ser um ambiente que provoque crises nos alérgicos da família, pois além do ar-condicionado, os bancos de tecidos, se não higienizados corretamente, também provocam a reação alérgica.
Na maioria dos casos, as crises alérgicas podem ser controladas com remédios específicos, que devem ser indicados pelo médico alergista ou clínico. “Manter a limpeza do veículo em dia é a melhor opção para evitar crises de alergia no ir e vir dentro do veículo”, disse.
Para o diretor da Contauto, Apolo Figueiredo Rizk, os bancos de couro são mais fáceis de higienizar dificilmente acumulam ácaros. Ele também comenta que com a mesma praticidade existe na opção de couro ecológico. "Se a família de alérgicos tem o carro com banco de tecido é sempre aconselhado, após um tempo de uso, fazer uma limpeza mais intensa nos bancos para remoção da sujeira e dos ácaros que ficam agarrados no tecido, em seguida, deve ser realizada a impermeabilização dos bancos.
“Assim dá para evitar que líquidos como água, sucos, refrigerantes e alimentos pastosos caiam no banco e acumulem manchas e sujeiras. Essa é a melhor maneira de facilitar a higiene dentro do veículo e evitar o acúmulo de ácaro”, disse o diretor.