/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Por que é tão importante desenvolver novas habilidades na velhice?

Exercitar a mente desenvolvendo novas habilidades contribui para o envelhecimento saudável

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação / Pexel
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Atividades, como pintar, estimula diferentes níveis de raciocínio e criatividade, o que contribui para melhorar a capacidade cognitiva. 

Todo mundo sabe que aprender algo novo é um desafio em todas as fases da vida e, com o passar dos anos essa empreitada pode se tornar ainda mais complexa. Por isso, a busca por desenvolver novas habilidades sempre e principalmente ao envelhecer, é tão importante para a saúde.

Segundo o psicólogo da Jequitibá Residência Assistida, Gustavo Souza, ao fazer aulas para tocar um instrumento, falar uma língua, executar um trabalho manual ou praticar um esporte, por exemplo, o cérebro desenvolve novas conexões, posto que novas práticas ativam a atenção e a memória. 

“Isso estimula diferentes níveis de raciocínio e criatividade, o que contribui para melhorar a capacidade cognitiva como um todo, o que consequentemente proporciona mais segurança e maior engajamento com a vida”, afirma

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A dica do psicólogo, entretanto, é encontrar uma atividade que seja significativa e prazerosa. “Para aprender algo novo na velhice, é fundamental que a pessoa encontre satisfação e, principalmente o sentido de autorrealização. Participar de atividades diversificadas e que fujam da rotina já estabelecida, além de ‘fortalecer’ o cérebro, contribui para reduzir as chances de desenvolver algumas doenças. Contudo, a participação deve ser voluntária e marcada pelo protagonismo e o contentamento”, explica Gustavo.

De acordo com o psicólogo, as novas atividades não precisam necessariamente ser formais, com aulas em horários fixos e turmas cheias. Alguns jogos de tabuleiros e práticas que estimulam a percepção, a memória e o raciocínio lógico também são muito recomendadas. “São inúmeras as possibilidades de atividades recreativas capazes de estimular novos sentidos e ainda promover a interação e aproximação familiar”, sugere.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.