Julho Amarelo: nutricionista destaca cuidados com hepatites virais
Dietas ricas em alimentos ultra processados, carboidratos simples e gorduras podem levar a esteatose hepática.
Julho é o mês marcado pela campanha Julho Amarelo, que visa a conscientização sobre a prevenção e tratamento das hepatites virais. O fígado é considerado um órgão-chave no metabolismo e a hepatite viral é a inflamação desse órgão decorrente de infecções. A nutricionista capixaba Naira Fraga alerta sobre os cuidados com a alimentação que podem auxiliar no tratamento das hepatites virais crônicas.
“O álcool é uma substância extremamente nociva para o fígado, portanto, a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser cessada. Além disso, dietas ricas em alimentos ultra processados, carboidratos simples e gorduras podem levar a esteatose hepática, que em associação à hepatite viral aumenta o risco de cirrose e câncer", disse a médica.
Reduzindo inflamações
As frutas e verduras merecem uma atenção especial: esses alimentos possuem vitaminas, minerais e compostos bioativos capazes de auxiliar na redução da inflamação e prevenir a progressão da doença. "O ideal é a ingestão de pelo menos 5 porções ao dia”, esclarece a especialista. A nutricionista também reforça que "não existe chás milagrosos capazes de curar a hepatite", é preciso cuidado, pois algumas substâncias podem agravar o problema.