/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Atividades físicas podem evitar 10 mil casos de câncer por ano no Brasil

Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere 150 minutos de exercícios por semana

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
51% do percentual feminino não pratica atividades físicas, apenas 43% do masculino deixa os exercícios de lado.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Aproximadamente 10 mil casos de câncer por ano podem ser evitados no Brasil se as pessoas aderirem à prática de exercícios físicos. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com as universidades de Harvard, Cambridge e Queensland.

Outro levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforça a importância das atividades: segundo os dados, menos da metade dos brasileiros atingiu a recomendação mínima sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática de exercícios semanais, que seriam 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos em ritmo intenso.

Segundo o rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) Carlos de Freitas Rebello, a regularidade das atividades auxilia no controle de peso e do nível de gordura. “O sedentarismo aumenta o risco de incidência de tumores”, explica.

Mulheres

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com Carlos de Freitas Rebello, as mulheres se encontram em desvantagem em relação aos homens. Enquanto 51% do percentual feminino não pratica atividades físicas, apenas 43% do masculino deixa os exercícios de lado.

“É importante fazer esse alerta sobre a relevância de movimentar o corpo, e ressaltar também que esse hábito deve ser combinado ainda com uma alimentação saudável”, afirma o médico.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.