/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Mau hálito: saiba por que algumas pessoas não percebem o problema

Especialista explica as causas da condição que afeta cerca de 30% da população brasileira. Aprenda 6 dicas simples para incluir no dia a dia e evitar o problema

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Freepik/ArtPhoto_studio
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Também conhecido como halitose, o mau hálito é caracterizado por um odor desagradável proveniente da boca, que pode ser causado por uma variedade de fatores. 

Mas o que algumas pessoas não sabem é que essa condição pode ir muito além de um odor ruim e ser indício de algum problema de saúde.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além disso, uma outra questão preocupa. Segundo Alessandro Januário, doutor em perio-implantodontia e diretor da Faculdade Aria de Odontologia, ouvido pelo portal de notícia R7, grande parte das pessoas que sofrem com o problema sequer o percebe.

 “A pessoa se acostuma com aquele cheiro igual ao perfume. Às vezes, você passa a colônia e já não sente mais nada, mas alguém chega perto e repara. É um princípio semelhante. Isso porque, com o passar do tempo, a pessoa se acostuma e não percebe que está com o problema”, explica.
Carregando...

Halitose não é doença

De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), a halitose não é uma doença, porém, pode ser um sintoma de alguma alteração fisiológica, indicando um desequilíbrio no organismo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na maioria dos casos, 90% deles, o problema se origina na boca. Isso ignifica que a condição pode ter sido desencadeada, por exemplo, por uma gengivite decorrente da falta de higiene adequada dos dentes e da boca. Nos outros 10% dos casos as causas podem ser sistêmicas, como sinusites e amigdalites.

LEIA MAIS: Mau hálito? Aprenda 7 dicas para se livrar do problema

Os jejuns prolongados também podem levar ao quadro de halitose. Vale destacar que recorrer ao enxaguante bucal, chicletes e balas não vai resolver o problema. São artifícios que apenas disfarçam a situação. O ideal, por tanto, é procurar um dentista para investigar as causas da halitose.

Saiba como prevenir o mau hálito

1. Escove os dentes: o ideal é que isso seja feito, pelo menos, duas vezes ao dia e por um período de dois minutos;

2. Beba bastante água: o líquido ajuda a manter a boca hidratada além de estimular a produção de saliva;

3. Use fio dental todos os dias; 

4. Mantenha a língua sempre limpinha;

5. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso;

6. Vá ao dentista pelo menos a cada seis meses.

*Com informações do R7

LEIA TAMBÉM: ABC das massagens: confira as diferenças entre as técnicas e quais as principais indicações

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.