/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Sono após o almoço? Veja como evitar e manter a produtividade ao longo da tarde

Exercícios e alguns alimentos podem ajudar a manter a produtividade e eliminar a sensação de desanimo após a refeição

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Você já ficou com a sensação de que o corpo está pesado, com sono e desanimado depois de almoçar? Essa é uma sensação comum e está associada aos mecanismos fisiológicos da digestão, conhecido como "sonolência pós-prandial".

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A rotina da maioria das pessoas não permite um tempo para descanso após a refeição. Por isso, para quem está na correria do dia a dia e precisa voltar ao trabalho, é complicado manter a produtividade com o sono e a sensação de cansaço.

A nutricionista Fúlvia Gomes, da Bio Ritmo, ensina alguns exercícios e explica tipos de alimentos que podem ajudar a evitar a sensação de desânimo e sonolência durante a tarde.

VEJA DICAS PARA EVITAR O SONO E MANTER A PRODUTIVIDADE APÓS O ALMOÇO

Alimentos podem causar sono

Alimentos ricos em triptofano, como leite, carnes, peixes, queijos, cereais e castanhas, têm maior propensão a causar sonolência. Portanto, evite consumi-los em grandes porções no almoço.

LEIA TAMBÉM: Claudia Ohana revela que sofre de nosofobia. Entenda a doença

Cuidado com o açúcar e carboidratos

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Alimentos doces ou ricos em carboidratos simples, como massas não integrais e pão branco, podem causar uma queda brusca nos níveis de açúcar no sangue, o que leva à sonolência. Por isso, é importante evitar o consumo desses alimentos para evitar esse efeito.

Priorize o café da manhã

Um café da manhã balanceado ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia. Por isso, a recomendação dos especialistas é evitar comer em excesso no almoço para não sentir a sensação de fadiga.

LEIA TAMBÉM: Espuma na urina pode indicar problema de saúde; veja risco e saiba o que fazer

Beba água para ficar hidratado

É fundamental beber água ao longo do dia para evitar confundir sede com fome. Tenha uma garrafa de água por perto e hidrate-se regularmente.

Exercícios para evitar sono

Uma caminhada ao ar livre, por exemplo, pode ajudar a reabastecer o cérebro com oxigênio. Se não for possível sair, abra a janela e respire profundamente por alguns minutos. Essas práticas simples podem fazer toda a diferença.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.