/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Engolir chiclete faz mal e pode 'grudar' os intestinos? Entenda

Será que engolir o chiclete faz mal? A resposta tem duas variações

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Se você era uma criança que gostava de chiclete já deve ter ouvido em algum momento que se engolisse, ele poderia "grudar" os intestinos, não é mesmo?

Em junho deste ano, um menino de cinco anos deu entrada em um pronto-socorro em Ohio, nos Estados Unidos, após ter engolido 40 chicletes. O bolo de goma de mascar preenchia, aproximadamente, 25% do estômago da criança e foi removido com a ajuda de um esofagoscópio. O caso gerou repercussão. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mas agora, será que engolir o chiclete faz mal? A resposta tem duas variações: sim, pode fazer mal dependendo da quantidade, e não, não irá "colar as tripas".

Em entrevista ao portal R7, a gastroenterologista Karen Thalyne Pereira e Silva Domingos, esclareceu dúvidas. 

"Em geral, engolir chiclete de forma acidental ou em pequena quantidade não causa qualquer dano para o corpo, pelo menos na grande maioria dos casos".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Quando ingerido moderadamente, a chance de acontecer algo mais grave é baixa porque o chiclete é formado por dois compostos. O primeiro feito com açúcar, corantes, aromatizantes e conservantes, para dar o sabor doce. O segundo, é a goma-base, feita, por exemplo, com derivados do petróleo – é a massa sintética que a pessoa fica mascando.

"A primeira parte pode ser digerida, mas a segunda, não".

Com isso, a  maior parte do produto entra no organismo e sai intacta – não é digerida. Quando uma pequena quantidade de chiclete chega aos intestinos, não é capaz de prejudicar ou bloquear a região e segue para ser eliminada.

Porém, se essa massa fica com mais de 2 cm de diâmetro, "raramente será expelida do estômago e pode, sim, 'entupir' o órgão", relata a especialista.

Os chicletes não grudam parte do trato digestivo, como disseminado no mito, já que viram "massas duras como pedras". Mas exigem uma remoção cirúrgica em caso de obstrução do órgão.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Para saber se a goma de mascar se acumulou de forma prejudicial, Karen disse que a pessoa fica com a sensação de saciada mesmo após uma refeição comum e pode apresentar náusea, vômitos e dor.

"Em algumas situações pode alterar o revestimento do trato gastrointestinal e causar sangramento digestivo, obstruir total ou parcialmente o estômago, o intestino delgado ou, raramente, o intestino grosso, podendo provocar cólicas abdominais, distensão, náusea e vômitos".

Com informações do Portal R7

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.