/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Skincare: Veja quais são os ativos mais eficazes para manter a saúde da pele em dia

Entre os ativos mais utilizados para rejuvenescer, estão o retinol, vitamina C, ácido hialurônico, ácido glicólico e outros

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Embora os sinais do envelhecimento sejam inevitáveis, ter uma pele lisa e sem marcas de expressão é hoje uma possibilidade real para mulheres que já passaram dos 30 anos. 

“A ciência está cada vez mais avançada neste sentido e atualmente já contamos com inúmeras substâncias capazes de estimular a produção de colágeno, promover a renovação celular, melhorar a irrigação sanguínea facial e suavizar as rugas”, afirma Eduardo Kanashiro, cirurgião plástico.

Segundo o especialista, são muitos os ativos anti-idade criados para prevenir e atenuar os sinais de envelhecimento, e eles estão em alta. 

“As pessoas recorrem a estes compostos sem pestanejar porque são menos invasivos do que outros procedimentos, além de apresentarem resultados bastante positivos”, diz Kanashiro.

Entre os ativos mais utilizados para rejuvenescer, estão o retinol, vitamina C, ácido hialurônico, ácido glicólico e outros. Mas o médico lembra que, para ter a pele dos sonhos, também

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
é importante ter um estilo de vida saudável e adotar alguns hábitos diários simples, como o uso de filtro solar para prevenir a radiação, tomar bastante água e utilizar produtos hidratantes.

“Hidratar-se é fundamental porque o envelhecimento faz com que as glândulas sebáceas diminuam em quantidade e tamanho, dando à pele aspecto desidratado”, explica ele. 

É por isso que prevenir o envelhecimento está ligado ao hábito de beber água e também ao consumo de alimentos ricos em antioxidantes. “E, claro, é sempre recomendável evitar comidas com muito açúcar e gordura”.

O especialista listou os principais ativos anti-idade utilizados pelas mulheres que desejam manter a pele jovem e bonita. Confira quais são eles:

Retinol 

Trata-se de uma molécula da vitamina A, a forma alcoólica do ácido retinóico. “É a substância com maior comprovação científica sobre sua ação contra os efeitos do tempo”, diz o cirurgião plástico. Entre os benefícios do retinol, estão a renovação celular, a melhora da irrigação sanguínea facial e a suavização das rugas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O médico explica que o retinol aumenta a produção de colágeno da pele, que é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência. Sem ele, a pele fica mais flácida e frágil. 

“Outro efeito positivo é que ele ajuda a minimizar os poros abertos e corrigir marcas e manchas residuais de acne; aumenta a nutrição das células do sangue e uniformiza a tonalidade da pele, o que melhora a aparência facial como um todo", disse.

Vitamina C

Graças à sua ação antioxidante, ela é uma verdadeira heroína na luta por uma pele lisinha e hidratada, combatendo os radicais livres e agindo como firmador, diminuindo rugas e linhas de expressão.

Os procedimentos à base de vitamina C uniformizam a tonalidade da pele ao clarear manchas, reduzindo a pigmentação existente. “Isso acontece porque a substância reorganiza as fibras elásticas danificadas pela exposição solar”, revela o cirurgião plástico. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

O resultado desta ação é a inibição do progresso do escurecimento da pele, garantindo luminosidade e brilho. Outro benefício é o estímulo à formação do colágeno, restituindo a elasticidade, o frescor e a juventude facial.

Vitamina E

O poder antioxidante da vitamina E combate os radicais livres diretamente, reduzindo as rugas e linhas de expressão e mantendo a pele jovem e saudável por muito mais tempo. 

A substância ainda ajuda a reduzir a produção da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, responsável por dar firmeza e elasticidade à pele.

Além disso, ela ajuda a proteger a pele contra a radiação solar, contra as toxinas da poluição e dos efeitos que o frio ou o calor excessivos podem causar à pele. Ela também ajuda a hidratar peles ressecadas, sendo uma boa aliada das peles sensíveis.

Ácido hialurônico

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

O ácido hialurônico é uma molécula já presente no organismo, responsável por atrair e reter a água na pele, garantindo mais viço, firmeza e textura homogênea.

“Apesar disso, depois dos 25 anos de idade, sua quantidade no organismo começa a diminuir e surgem os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas e ressecamento”, diz o especialista.

Esta substância é indicada para mulheres com flacidez facial, já que ajuda a recuperar a água perdida, preenchendo os espaços entre as células, sendo responsável por manter e devolver a elasticidade da pele. 

Ele previne a integridade das fibras de colágeno, devolvendo a firmeza e o viço até aos tecidos mais danificados.

Ácido glicólico

Este ácido facilita a penetração de substâncias na pele, além de possuir ação de radicais livres e auxiliar na formação de colágeno. 

“Ele reduz a espessura da pele, com efeito esfoliativo, propiciando clareamento e estimulando síntese de colágeno na derme”, explica ele. 

Assim, ele age na reversão e prevenção do envelhecimento cutâneo, na melhora de manchas, de cicatrizes de acne estrias, além de fechar os poros e melhorar a acne.

Ácido tranexâmico

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

O ácido tranexâmico é utilizado há muito tempo na medicina, mas sua aplicação para o tratamento de melasma é mais recente. Muitos estudos têm comprovado a sua eficácia no tratamento de hiperpigmentações como melasma, marcas residuais de acne e manchas solares.

“A plasmina estimula fatores inflamatórios que vão aumentar a produção de melanina na pele. Ao inibir a plasmina, inibe-se o estímulo da produção de melanina e a inflamação”, explica ele. 
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.