/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Zumbido no ouvido é perigoso? Veja remédio caseiro e o que pode ser

O zumbido no ouvido pode aparecer em qualquer idade, inclusive nas crianças, mas é mais frequente na terceira idade

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Freepik - @krakenimages.com

Você já sentiu algum zumbido no ouvido? Essa sensação pode ser uma infecção ou até mesmo fungo no canal auditivo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Existem diversos tipos de zumbido, alguns parecem um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques, ou estalos. Alguns ouvem o zumbido somente no silêncio ou quando prestam atenção em seus ouvidos; outros o ouvem o dia todo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo o Ministério da Saúde, o zumbido é um sintoma – e não uma doença específica – o que significa que ele pode ter uma ou várias causas, como acontece com a febre ou com a dor de cabeça. Pode aparecer em qualquer idade, inclusive nas crianças, mas é mais frequente na terceira idade. Ocorre em cerca de 25 a 28 milhões de indivíduos no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Anvisa retira 4 marcas de água dos mercados urgente por risco de morte

O que causa zumbido no ouvido?

Problemas como excesso de cera, infecções e lesões no ouvido podem ser causas comuns, mas há uma série de outros fatores aparentemente não relacionados ao sistema auditivo que podem desencadear sintomas semelhantes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

 Desvios na coluna, questões cardiovasculares, diabetes, disfunções na articulação da mandíbula e até mesmo hábitos como consumo exagerado de cafeína, álcool e tabaco podem contribuir para esse quadro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a impressão de que o zumbido atinge mais os idosos, é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva. 

Como esse problema atinge mais a terceira idade, há mais ocorrências de zumbido nessa faixa etária. O som incômodo, entretanto, pode aparecer em qualquer idade, em pessoas com audição normal ou não. Há, porém, relação com o gênero: ainda sem explicação, o problema acomete mais o sexo feminino.

LEIA TAMBÉM: Quantos quilos por mês? Novo exercício perde barriga rápido; vídeo

Remédios para zumbido no ouvido

• Compressa de água morna

Uma dos melhores remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido é aplicar uma compressa de água morna sobre o ouvido afetado, pois o calor ajuda a aumentar a circulação no ouvido, e, a descongestionar o ouvido, reduzindo a dor.

• Palito de gengibre

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O gengibre é uma raiz que possui compostos fenólicos, como o gingerol, chogaol e zingerona, com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a combater a inflamação e aliviar vários tipos de dor, incluindo a dor no ouvido.

LEIA TAMBÉM: Benefícios e malefícios da cúrcuma: veja como fazer shot da "vitamina"

• Óleo de alho

O alho possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antibióticas, devido a alicina presente na sua composição, que pode ser usado para aliviar vários tipos de dor no corpo, incluindo no ouvido.

No entanto, o hábito de colocar azeite quente ou qualquer outra solução, que não seja indicada por um otorrinolaringologista, deve ser realizada com precaução, pois pode piorar a dor ou provocar queimaduras.

• Chá de equinácea

O chá de equinácea é rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunoestimulantes, como flavonoides, ácidos chicórico e rosmarínico, que ajudam a diminuir a produção de substâncias que podem causar dor de ouvido, além de fortalecer o sistema imunológico.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

É importante lembrar que nenhuma dessas medicações deve ser realizada sem uma consulta médica. Procure um otorrinolaringologista para o tratamento mais eficaz.

LEIA TAMBÉM: Endividado? Conheça feitiço milagroso para atrair dinheiro urgente

ÁGUA DE ALHO: VEJA RECEITA DO MELHOR REMÉDIO CASEIRO PARA O CORAÇÃO

Conheça os benefícios do alho para a saúde e dicas de como incluí-lo na alimentação de maneira correta

Foto: Reprodução/Procon Linhares

Algumas receitas caseiras têm viralizado com muita frequência nas redes sociais, uma delas é a "água de alho". Além de ajudar no emagrecimento, ela também aumenta a imunidade, controla infecções e doenças cardíacas.

Alguns especialistas recomendam o consumo do alho, além do uso como temperos. Quando consumido cru, ele libera compostos do grupo das alicinas, substâncias químicas produzidas por uma reação enzimática quando o dente de alho cru é esmagado ou cortado e funciona como um antibiótico natural e como estimulante do sistema imunológico.

Veja como preparar a água de alho

Descasque uma cabeça de alho, pique em rodelas e acrescente em um copo de água. Beba a mistura de duas a três vezes ao dia.

Benefícios do alho para a saúde

• Controle do diabete

O alho tem propriedades antidiabéticas que estão relacionadas com a capacidade de aumentar a secreção de insulina pelas células beta do pâncreas, melhorando o funcionamento e ajudando a prevenir e controlar a diabete.

LEIA TAMBÉM: Zeca Pagodona: veja quem é a bebê que viralizou na internet por vídeos

• Melhora doenças inflamatórias

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Ele tem poder anti-inflamatório, ele pode ser usado em algumas doenças inflamatórias, para diminuir a dor e regular a resposta do sistema imune.

• Evita doenças respiratórias

Estimula as funções respiratórias devido às propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

• Melhora a saúde do coração

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.

• Combate vírus, fungos e bactérias

O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que age como ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Melhores maneiras de consumo

Alho cru: é possível consumir o alho cru cortado, picado ou esmagado.

Alho cozido: cozinhar o alho pode ajudar a suavizar o sabor e aroma intensos. 

Alho assado: assar o alho inteiro pode proporcionar um sabor doce e suave. Você pode cortar a parte superior da cabeça de alho, regá-la com azeite de oliva, embrulhar em papel alumínio e assar no forno até ficar macio.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Alho em pó ou em pasta: o alho em pó ou pasta é conveniente para adicionar sabor aos pratos sem o esforço de descascar e picar dentes de alho frescos.

Óleo de alho: O óleo de alho pode ser utilizado para cozinhar e temperar prato

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.