/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Seios de Ozempic: entenda novo efeito colateral da caneta que emagrece

Mesmo sendo usado para emagrecer, o novo remédio tem causado diversos efeitos colaterais no corpo, principalmente nas mulheres

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: divulgação/freepik

Além do "cabeção de Ozempic", agora também têm os "seios de Ozempic"!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Recentemente surgiu uma ova reclamação sobre o uso do Ozempic. A injeção usado para acelerar o processo de emagrecimento tem apresentado alguns efeitos colaterais. Uma delas são os "seios de Ozempic" causado nas mulheres.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Feito para controlar a diabetes tipo 2, o Ozempic teve efeitos positivos no tratamento para a obesidade. Suas composições ajudam na produção de insulina e facilita consequentemente a perda daqueles quilinhos indesejados.

Seios de Ozempic

Além da "Cabeça de Ozempic", as mulheres têm notado mudanças nos seios. Quando se emagrece de forma rápida, é comum que a pele do corpo fique flácida e nos seios isso também pode ocorrer. Afinal, o volume dos seios na maioria das vezes é gordura. 

Mulheres com seios pequenos também notaram uma diferença, ao invés de ficar flácido, eles aumentaram devido ao uso do Ozempic. Essa condição pode estar ligado a uma possível alteração de hormônios. 

LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de dente-de-leão com cravo para emagrecer. Veja benefícios

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Uma das soluções para a flacidez, é começar uma rotina de exercícios, pois o aumento da massa magra substitui a gordura corporal e define o corpo.

Essa flacidez no processo de emagrecimento é comum, mesmo sem o uso de remédios. É importante sempre buscar o auxílio de um médico para emagrecer de forma mais saudável.

OZEMPIC

O medicamento é feito por semaglutida, responsável por controlar a saciedade, os níveis de glicose no sangue além de estimular a produção de insulina.

LEIA TAMBÉM: Suplemento milagroso! Veja os benefícios do óleo de coco para a saúde

Segundo dados da Associação Paulista de Medicina, os principais efeitos colaterais do medicamento são náusea e vômito. A Novo Nordisk, fabricante dos remédios à base de semaglutida, afirma que a maioria desses efeitos têm gravidade leve a moderada e acontece de forma transitória, ou seja, dura dias ou poucas semanas

Em nota,

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
a empresa Nordisk, esclareceu que o Ozempic® foi aprovado pelas autoridades sanitárias para tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlado. A farmacêutica não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off-label de seus medicamentos, ou seja, em desacordo com a bula, e tampouco a automedicação.

Ozempic®, aprovado e comercializado no Brasil para o tratamento do diabetes tipo 2, não possui indicação aprovada pelas agências regulatórias nacionais e internacionais para o tratamento de obesidade. O medicamento foi aprovado pelas autoridades regulatórias do Brasil em agosto de 2018 e comercializado desde o primeiro semestre de 2019.

Efeitos adversos Ozempic®: É importante destacar que efeito adverso nada mais é do que consequência direta do uso do medicamento, não sendo necessariamente algo grave ou ruim. Os distúrbios gastrointestinais, tal como náusea, foram os eventos adversos mais frequentemente relatados, sendo a maioria de intensidade leve e não levando a interrupção do tratamento. Esses eventos ocorreram em uma proporção semelhante em relação a outros análogos de GLP-1 já comercializados no Brasil. A interrupção prematura do tratamento devido a eventos adversos foi inferior a 10% em todos os grupos estudados. O paciente deve buscar junto ao seu médico orientações para minimizar os efeitos colaterais. Em geral, comer porções menores nas refeições, parar quando se sentir satisfeito, evitar frituras e alimentos muito gordurosos, manter-se bem hidratado ao longo do dia e evitar álcool são atitudes que podem minimizar esses efeitos. A maioria dos eventos tem gravidade leve a moderada e acontece de forma transitória (dias ou poucas semanas). A titulação (ajuste gradual da dosagem da medicação) de forma correta minimiza esse risco e pode ser adaptada à tolerabilidade do paciente. A necessidade de descontinuação da medicação por eventos adversos é baixa.

BEBÊS OZEMPIC: INJEÇÃO PARA EMAGRECER FAZ MULHERES FICAREM GRÁVIDAS

Medicamente para emagrecer aumenta a fertilidade das mulheres e aumenta as chances de gravidez

Foto: Reprodução/Freepik @lookstudio
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Depois da febre do Ozempic, remédio que emagrece, fabricado pela Novo Nordisk, algumas mulheres começaram a engravidar acidentalmente. Os relatos incluem desde pessoas que usavam pílula anticoncepcional, quando descobriram a gravidez, até as que tinham problemas para engravidar.

Segundo o ginecologista Luís Otávio Manes, em entrevista ao Metrópoles, disse que o medicamento pode aumentar as chances de gravidez em mulheres com distúrbios metabólicos ligados à glicose, como a própria diabetes, a resistência à insulina e a obesidade.

Os distúrbios metabólicos causam um desequilíbrio corporal que interfere na produção regular de hormônios ligados à reprodução, resultando em períodos de anovulação, ou seja, meses em que a ovulação não ocorre. Isso reduz significativamente as possibilidades de concepção para as pacientes afetadas.

LEIA TAMBÉM: Chá de hibisco com canela emagrece e melhora a digestão; veja benefícios

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Ao usar as medicações para tratar a diabetes e a obesidade, a paciente regula a glicose e faz com que o corpo produza as células reprodutivas de maneira regular.

Ozempic diminui eficácia de anticoncepcional?

Apesar de as farmacêuticas declararem que não ocorreram casos de gravidez durante os testes, pode ser que, ao retardar o esvaziamento gástrico das pacientes, as medicações afetem a absorção das pílulas anticoncepcionais orais.

A recomendação é que antes de iniciar o tratamento com as canetas injetáveis, as pacientes busquem orientação médica para discutir sobre o uso de outras medicações.

LEIA TAMBÉM: Afinal, o que é o "vírus comedor de nus"? Casos de infecção por doença mortal aumentam

Pode usar a medicação para engravidar?

Os profissionais de saúde advertem contra o uso desses medicamentos com o intuito de promover a gravidez. Os fabricantes dos remédios também recomendam que as pacientes interrompam o tratamento pelo menos dois meses antes de iniciar as tentativas de concepção ou suspendam o uso assim que descobrirem que estão grávidas.

*Com informações do Metrópoles

"MELHOR QUE OZEMPIC": VEJA RECEITA NATURAL DE NUTRICIONISTA PARA EMAGRECER

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Depois da febre do medicamento que ajuda a emagrecer, um nutricionista explicou que algumas receitas naturais podem ter o mesmo efeito

Foto: Freepik

Celebridades aparecendo mais magras, dietas restritivas e perda de peso em pouco espaço de tempo, essas tem sido as coisas mais procuradas nas redes sociais recentemente. Isso ocorreu pela febre do novo medicamente que emagrece, o ozempic.

LEIA TAMBÉM: Ariana Grande revela que atuar em "Wicked" foi marcante

O Ozempic atua no organismo imitando um hormônio associado ao controle do apetite e da ingestão alimentar. Ele auxilia na produção de insulina, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue. Esse mecanismo leva a uma diminuição da sensação de fome e, consequentemente, a uma redução na ingestão de alimentos e perda de peso.

O Dr. Renato Silveira, nutricionista e influencer, viralizou recentemente por ensinar uma receita saudável que tem os mesmos efeitos do ozempic. 

Receita

Ingredientes:

• 1 banana amassada

• 1 colher de chá de açafrão

• 1/2 limão espremido

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e consuma imediatamente. Tome 400 ml de água em jejum depois. 

SAIBA QUAL É REAL ESTADO DE SAÚDE DE DATENA, OPERADO EM SP APÓS DOENÇA

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

José Luiz Datena, renomado apresentador de 66 anos, passou por uma cirurgia corretiva no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

Foto: Reprodução / Divulgação

A notícia foi compartilhada pelo próprio jornalista em suas redes sociais nesta sexta-feira, 3.

LEIA MAIS: Coreia do Sul proíbe consumo e venda de carne de cachorro

"Primeiramente, gostaria de agradecer a todos pelas mensagens. Fui submetido a uma cirurgia para corrigir um procedimento anterior realizado há seis meses", revelou Datena, sem entrar em detalhes sobre a natureza específica da cirurgia.

Ele acrescentou: "Devo receber alta do hospital amanhã [sábado] e pretendo retornar às minhas atividades na Band TV na segunda-feira de manhã. Agradeço sinceramente pelas orações e espero que Deus as abençoe para todo o Brasil."

Desde a última segunda-feira, 29, Datena está afastado da apresentação do programa "Brasil Urgente", sendo substituído por seu filho, Joel Datena. Em 2023, o renomado comunicador já havia passado por duas cirurgias cardíacas no mesmo hospital.

LEIA TAMBÉM: Receita simples: como fazer pão de queijo com 4 ingredientes na airfryer

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.