6 dicas simples para turbinar a memória e manter o cérebro jovem
Corpo saudável, pessoas em busca da longevidade! Saiba como manter a lucidez mental e envelhecer com saúde
Tecnologias, modernidades, inovações. Em um mundo onde o ritmo frenético da vida desafia constantemente a memória da população, é o cérebro que, muitas vezes, enfrenta o teste do tempo.
Corpo saudável, pessoas em busca da longevidade! Então, como manter a lucidez mental, a agilidade cognitiva?
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Antes de mais nada é preciso entender que investir na saúde da sua memória é investir no seu bem-estar geral. Adotando dicas simples no dia a dia pode fazer uma grande diferença a longo prazo, ajudando a manter seu cérebro jovem, ágil e ativo, em qualquer fase da vida.
Veja abaixo dicas práticas e muito acessíveis para fortalecer sua memória e garantir que seu cérebro permaneça jovem e vibrante, independentemente da idade.
Faça exercícios regularmente
Entenda. Não é somente o corpo que se beneficia do exercício, mas também o cérebro. Isso por que as atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo para o órgão, o que promove o crescimento de novas células cerebrais e, consequentemente, melhorando a capacidade de retenção.
LEIA TAMBÉM: Bronquiolite: veja como manter seu filho longe do pronto-socorro
Busque uma alimentação balanceada
Uma dieta rica em nutrientes essenciais, como ômega-3, antioxidantes e vitaminas do complexo B, é fundamental para uma memória saudável. Escolha alimentos como vegetais, frutas, oleaginosas e peixes gordurosos, por exemplo.
Mantenha a mente ativa
Que tal desafiar o seu cérebro? Procure atividades que o estimulem, como aprender novas habilidades, idiomas, montar quebra-cabeças, jogos de memória, fazer caça-palavras.
Segundo especialistas, mantermos a mente em constante atividade é fundamental para fortalecer memória.
Estabeleça rotinas
Crie e mantenha uma rotina. Associe a ela novas informações, conceitos, ou adote técnicas que facilitem a manutenção da lembrança.
Durma bem
Não tem para onde correr. O sono tem papel crucial quando o assunto é boa memória. Isso por que ele desempenha um papel fundamental na consolidação da memória.
Procure dormir entre sete e nove horas por noite. Isso pode garantir um descanso adequado, além de permitir que o cérebro processe e armazene as informações de maneira adequada.
LEIA MAIS: Coceira nas pálpebras é o principal sinal de alergia a esmaltes de unha
Aprenda a gerenciar do estresse
Mal do século, o estresse pode prejudicar a função cerebral. Encontre maneiras saudáveis de lidar com o excesso de desgaste mental.
Bons aliados são a meditação, a yoga e hobbies relaxantes. Reserve um tempo para descansar e recarregar.