ES monitora e investiga 15 casos suspeitos de gripe aviária em humanos
Até está segunda-feira (29), segundo a Secretaria de Estado da Saúde, nenhum caso positivo foi registrado no Espírito Santo
O Espírito Santo começa a semana com a investigação e monitoramento de 15 casos de gripe aviária em humanos. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES), cinco estão em investigação por apresentarem sintomas e outros 10 seguem em monitoramento por serem assintomáticos.
>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!
Até o momento, o Estado registrou 102 notificações da doença por exposição às aves doentes. Desses, 92 foram descartados. Nenhum caso positivo.
Os dados foram divulgadas no meio da manhã desta segunda-feira (29). Os números correspondem a Semana Epidemiológica 22 (período 28/05/2023 a 03/06/2023).
O que é a Influenza aviária?
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a influenza aviária é uma doença caraterizada por ciclos pandêmicos ao longo dos anos. As consequências podem ser graves ao comércio internacional de produtos avícolas caso atinja aves de granja.
Até então desconhecida no Brasil, a doença foi detectada pela primeira vez no país no último dia 15 de maio desse ano no Espírito Santo. Como o diagnóstico aconteceu em aves silvestres, não compromete a condição de país livre de IAAP para o comércio.
Os vírus de influenza tipo A têm alta capacidade de mutação e por isso, se adaptam a novos hospedeiros com facilidade. Essa adaptação dos vírus de influenza aviária ao homem chegou a ser responsável por uma taxa de letalidade alta.
Por esse motivo, as autoridades acompanham de perto qualquer suspeita da doença. A transmissão desses vírus entre os seres humanos pode representar um grande risco para a população do mundo inteiro.
LEIA TAMBÉM: Farmácias e unidades de saúde do ES terão postos de coleta de remédios vencidos