/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

ES monitora e investiga 15 casos suspeitos de gripe aviária em humanos

Até está segunda-feira (29), segundo a Secretaria de Estado da Saúde, nenhum caso positivo foi registrado no Espírito Santo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Espírito Santo começa a semana com a investigação e monitoramento de 15 casos de gripe aviária em humanos. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES), cinco estão em investigação por apresentarem sintomas e outros 10 seguem em monitoramento por serem assintomáticos. 

>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!

Até o momento, o Estado registrou 102 notificações da doença por exposição às aves doentes. Desses, 92 foram descartados. Nenhum caso positivo.

Os dados foram divulgadas no meio da manhã desta segunda-feira (29). Os números correspondem a Semana Epidemiológica 22 (período 28/05/2023 a 03/06/2023).

O que é a Influenza aviária?

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a influenza aviária é uma doença caraterizada por ciclos pandêmicos ao longo dos anos. As consequências podem ser graves ao comércio internacional de produtos avícolas caso atinja aves de granja. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Até então desconhecida no Brasil, a doença foi detectada pela primeira vez no país no último dia 15 de maio desse ano no Espírito Santo. Como o diagnóstico aconteceu em aves silvestres, não compromete a condição de país livre de IAAP para o comércio.

Os vírus de influenza tipo A têm alta capacidade de mutação e por isso, se adaptam a novos hospedeiros com facilidade. Essa adaptação dos vírus de influenza aviária ao homem chegou a ser responsável por uma taxa de letalidade alta. 

Por esse motivo, as autoridades acompanham de perto qualquer suspeita da doença. A transmissão desses vírus entre os seres humanos pode representar um grande risco para a população do mundo inteiro.

LEIA TAMBÉM: Farmácias e unidades de saúde do ES terão postos de coleta de remédios vencidos

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.