/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Você tem usado seus medicamentos de forma correta?

Especialista alerta: em alguns casos, as intoxicações medicamentosas podem ser fatais

Redação O Braço Sul
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o paciente faz uso racional e correto de medicamentos, quando são recebidos para as condições clínicas em doses adequadas à necessidades individuais e por um período adequado. Para isso, eles devem ser prescritos por um profissional habilitado, incluindo o farmacêutico, conforme permitido pela legislação.

No último relatório publicado pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), ficou evidenciado que em 2017 aproximadamente 25% dos casos de intoxicação foram provocados por medicamentos, sendo mais prevalente em crianças de 1 a 4 anos

Mestre em Ciências Biológicas, Álvaro Paulo Souza ressalta que em alguns casos, as intoxicações podem ser fatais e que de acordo com o relatório, nesse período foram registrados mais de 50 óbitos provocados por intoxicação medicamentosa.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Os dados apresentados refletem apenas ao que foi notificado aos centros de controle de intoxicações, deixando uma grande lacuna entre as informações passadas e o número real de complicações causadas pelo uso irracional de medicamentos. A estimativa é de que esses números são bem maiores do que foi apresentado no relatório, pois grande parte da população não sabe da importância de notificar reações adversas a algumas fórmulas e alguns profissionais não estão preparados para enfrentar este problema de automedicação irresponsável", pontuou.

Álvaro destaca que o uso inadequado de remédios é um problema que afeta o mundo inteiro. Em um artigo, destaca que: "segundo estimativa da OMS, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que aproximadamente 50% de todos os pacientes não os utilizam corretamente".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ainda de acordo com o especialista, o papel do farmacêutico é muito importante para a manutenção correta dos remédios prescritos. "Diante da necessidade do consumo criterioso de medicamentos, o farmacêutico se transforma em elemento chave para colaborar com o uso racional".

Para Álvaro, também é fundamental que a população se sinta segura diante do profissional, uma vez que ele está preparado para orientar sobre medidas farmacológicas e não farmacológicas que podem auxiliar na cura ou melhor prognóstico de doenças.

"Além disso, o farmacêutico orienta sobre a busca de cuidados médicos e/ou cirurgião-dentista (odontólogo), sobre os cuidados ao adquirir, utilizar, armazenar e fazer o descarte de forma correta dos medicamentos vencidos ou que não estão sendo utilizados, além de outras informações para melhorar ainda mais a qualidade de vida do paciente", explicou o profissional. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

E no caso de dúvidas sobre o uso e descarte correto daquele xarope, comprimido e pomadas que já passaram da validade? O mestre em Ciência Biológicas orienta: "Fale sempre com o farmacêutico!".



/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.