/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Tire suas dúvidas sobre o uso de lentes de contato durante a pandemia

Especialista destaca quais os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar em tempos de COVID-19

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A pandemia do novo coronavírus ainda faz parte da nossa realdade, e o cuidado com a higiene e limpeza de itens pessoais, além de essencial, deve ser ainda mais reforçado. As medidas de prevenção adotadas e repassadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser seguidas corretamente para garantir segurança e proteção. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19% dos brasileiros  possui alguma necessidade de correção visual. Por isso, tanto para usuários de óculos como para usuários de lentes de contato, uma das principais recomendações é manter as mãos sempre limpas e evitar levá-las aos olhos. 

De acordo com a oftamologista Débora Espada Sivuchin, é importante seguir as orientações fornecidas pelas autoridades de saúde pública. 

“No momento pelo qual passamos é ainda mais importante a atenção e o cuidado com a higiene dos itens de uso pessoal, especialmente as lentes de contato. O nosso objetivo é sempre conscientizar as pessoas com informações relevantes e que ajudem na prevenção e a diminuir a propagação do vírus. E para os usuários de lentes de contato, a rotina não precisa mudar, se as recomendações e cuidados que devem ser mantidos rotineiramente forem seguidos corretamente”, afirmou.

Algumas dúvidas comuns sobre o uso de lentes de contato durante a pandemia:

Posso continuar usando as lentes de contato? 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Não há evidências científicas de que os usuários de lentes de contato tenham um risco mais elevado de contrair COVID-19 em comparação com os usuários de óculos. Consulte o seu oftalmologista e mantenha a rotina de limpeza, higiene e armazenamento das lentes recomendados.

O que preciso fazer para higienizá-las?

A lavagem e a secagem corretas e completas das mãos são essenciais, assim como o cuidado adequado das lentes de contato, garantindo uma boa higiene do estojo das lentes de contato e limpando regularmente os óculos com água e sabão. Esses hábitos podem ajudá-lo a manter-se saudável e longe de problemas de saúde.

Os óculos de grau protegem mais contra a covid-19?

Nenhuma evidência científica apoia rumores de que os óculos comuns oferecem proteção extra contra o COVID-19, uma posição apoiada pelos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

E se eu estiver doente, posso continuar usando as lentes?

Os usuários de lentes de contato que estiverem doentes devem interromper o uso das lentes enquanto estiver apresentando sianis e sintomas de COVID-19. Após esse período deve retornar ao seu médico oftalmologista e conforme a suas orientações, pode retomar o uso de lentes de contato, lembrando também de utilizar estojos novos para o armazenamento das lentes.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.