/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Jovens do ES são os que menos usam camisinha no Brasil

Entre os que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores ao levantamento, apenas 18,1% informaram ter usado preservativo em todas as relações

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quando o assunto é o uso de preservativos, os números do Espírito Santo preocupam. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no país, os jovens capixabas são os que menos levam a sério o uso da camisinha. O estado tem o menor índice de utilização de preservativos na faixa etária a partir de 18 anos.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), foi divulgada na última sexta-feira (07), e trouxe dados coletados em 2019. Entre os que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores ao levantamento, apenas 18,1% informaram ter usado preservativo em todas as relações. Esse foi o menor percentual registrado no Brasil.

No Espírito Santo, o IBGE contabilizou que 94,2% das pessoas com mais de 18 anos tiveram relação sexual pelo menos uma vez na vida. A idade média da primeira relação foi estimada em 17,6 anos

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com a ginecologista e sexóloga Lorena Baldotto, as justificativas para não usar camisinha são culturais e costumam ser sempre as mesmas. “As justificativas de não uso, normalmente, são por ter um único parceiro, ou até o uso de outro método contraceptivo; como se a camisinha servisse apenas para evitar gravidez. Ela serve para isso, mas, mais importante que isso, protege contra doenças sexualmente transmissíveis”, lembrou.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

"As doenças sexualmente transmissíveis mais comuns são Hepatite B, HIV, sífilis, gonorréia e algumas infecções bacterianas. Candidíase não é considerada DST, mas pode ser piorada pelo sexo. É muito importante ter esse cuidado”, pontuou.

A questão cultural também é forte. De acordo com a especialista, ainda há quem diga que usar preservativo interfere na relação. “Muitas pessoas acreditam que usar camisinha tem alguma interferência na sensibilidade, por exemplo. 

Mulheres são as mais afetadas

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Lorena explicou que mais que uma questão cultural, o não uso da camisinha é uma questão de gênero. “No nosso Estado, os números de feminicídio são altíssimos. Vemos muito no consultório relatos de mulheres que não usam, porque o companheiro questiona a questão da confiança”, disse.

De acordo com a ginecologista, mais do que consciência sobre a importância do preservativo, é preciso empoderar as mulheres. “A mulher normalmente é a mais prejudicada. As infecções mais prolongadas normalmente acontecem mais na mulher, então a mulher precisa cada vez mais se impor, impor a sua vontade pensando na saúde”, finalizou.

Recomendações do Ministério da Saúde

Por que usar o preservativo?

O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Existem dois tipos de camisinha: a masculina, que é feita de látex e deve ser colocada no pênis ereto antes da penetração; e a feminina, que é feita de latex ou borracha nitrílica e é usada internamente na vagina, podendo ser colocada algumas horas antes da relação sexual, não sendo necessário aguardar a ereção.

Onde pegar os preservativos?

Os preservativos masculino e feminino são distribuídos gratuitamente em qualquer serviço público de saúde. Caso você não saiba onde retirá-los, ligue para o Disque Saúde (136).

Saiba que a retirada gratuita de preservativo nas unidades de saúde é um direito seu; por isso, não devem ser impostas quaisquer barreiras ou condições para que você os obtenha. Retire quantos preservativos masculinos ou femininos você julgar que necessite.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.