/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Emagrece e relaxa: para que serve a drenagem linfática? Veja benefícios

A drenagem linfática é um método terapêutico que visa estimular o sistema linfático através de movimentos manuais sobre a pele

Brenno Ramos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Essa técnica, segura e eficaz, pode ser realizada de duas maneiras principais: manualmente, por meio das mãos, e mecanicamente, com o auxílio de aparelhos especializados.

LEIA MAIS: Resumo: Iza revela que espera seu primeiro bebê com o jogador Yuri Lima

O que é a drenagem e para que serve?

A drenagem linfática, também chamada apenas de drenagem, consiste em uma técnica que utiliza movimentos suaves sobre o corpo para estimular o sistema linfático. Embora seja frequentemente associada a uma massagem, é importante destacar que se trata de uma abordagem distinta, com o propósito de ativar mecanismos corporais específicos.

O que é o sistema linfático?

O sistema linfático faz parte do sistema imunológico e é composto por uma rede de vasos e gânglios responsáveis por transportar a linfa, um fluido que contém glóbulos brancos e outras substâncias essenciais para combater infecções. Quando esse líquido não é corretamente drenado, ocorre o acúmulo, resultando em inchaços, os linfedemas.

O que é a drenagem no corpo?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a drenagem linfática utiliza técnicas sobre a pele para simular o bombeamento natural, aumentando o volume e a velocidade da linfa. Isso melhora a circulação e ajuda na remoção de líquidos retidos, reduzindo o inchaço. Amplamente empregada em tratamentos estéticos e pós-operatórios, também contribui para a oxigenação dos tecidos e eliminação de toxinas.

Além disso, ao estimular a circulação linfática, a drenagem linfática promove uma série de benefícios, como auxílio na cicatrização, redução de hematomas e melhora na saúde geral do corpo.

No entanto, é importante ressaltar que, para indivíduos saudáveis sem linfedema, os efeitos estéticos podem ser limitados.

Quais são os sintomas de um linfedema?

O linfedema afeta principalmente os braços e as pernas, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo.

Alguns sintomas comuns incluem:

Inchaço em parte ou toda a extremidade afetada, incluindo dedos;

Sensação de peso e desconforto;

Dificuldade de movimentação;

Sensação de aperto ao usar roupas;

Infecções recorrentes;

Endurecimento e espessamento da pele.

LEIA TAMB´ÉM: Caetano Veloso e Maria Bethânia atualizam agenda da turnê juntos. Veja datas

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.