/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

"Bariátrica natural": veja chás que prometem mesmo efeito da cirurgia para emagrecer

A cirurgia é uma das principais opções para quem quer emagrecer rápido, mas existem outros métodos para aqueles que preferem perder peso naturalmente

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Pixabay
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A procura por opções para perder peso leva muitas pessoas a considerar a cirurgia bariátrica. No entanto, esse método é reservado para pacientes com obesidade que tenham tentado emagrecer sem sucesso.

Mesmo sem a bariátrica, existem diversas maneiras de emagrecer. É possível fazer uma "bariátrica caseira" apenas mudando a rotina e os hábitos alimentares. Com uma alimentação saudável, rotina de exercícios e acompanhamento médico, é possível perder os quilinhos a mais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Dr. Felipe Malafaia e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, explica em seu blog algumas maneiras de perder peso, confira:

1. Hidrate-se

A ingestão diária de quantidades adequadas de água ajuda a desintoxicar o organismo, aumenta a produção de urina, diminui a fome e a retenção de líquidos. 

2. Gorduras boas

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Algumas gorduras são benéficas para o organismo e devem ser incluídas na alimentação. Esse é o caso, por exemplo, do abacate, salmão, da chia e das nozes. 

3. Ingestão de fibras

Para controlar o peso e manter o aporte nutricional, consuma, pelo menos, 30 gramas de fibras por dia.

4. Diminua a ingestão de açúcar e sal para emagrecer

O sal utilizado para o preparo de alimentos é rico em sódio, mineral responsável pela retenção de líquidos. Da mesma maneira, o açúcar em excesso é metabolizado no organismo e se transforma em acúmulo de gordura abdominal.

Por isso, se você deseja emagrecer de forma natural, sem cirurgia bariátrica ou quaisquer intervenções cirúrgicas, retire esses itens da sua dieta. Porém, essa restrição deve ser ampliada aos pães, massas e bolos, pois contêm grande concentração de sal e açúcar.

5. Faça acompanhamento nutricional

Apenas com o auxílio de um profissional, você conseguirá emagrecer de forma saudável.

6. Exercite-se para emagrecer

Procure atividades físicas que sejam prazerosas para você, mas que promovam a queima de gordura. A recomendação padrão é de, pelo menos, 150 minutos de exercícios moderados por semana.

LEIA TAMBÉM: O milagre da água de cravo: veja benefícios e como fazer chá para emagrecer

CHÁS PARA EMAGRECER

Além de todas essas práticas, incluir chás na rotina também ajudam no processo de emagrecimento, confira os melhores para acrescentar na sua dieta:

Foto: Reprodução/Freepik @8photo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

• Chá-preto: contribui para a redução de peso e acelera metabolismo devido à presença de flavonoides, compostos antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórios e reguladores hormonais. Além disso, ele também auxilia na diminuição da gordura corporal.

• Chá de hibisco: combate o inchaço e contribui para a redução do colesterol e auxilia na redução da pressão arterial.

• Chá branco: ajuda na redução do inchaço, na diminuição dos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, na desintoxicação do corpo e no aumento do metabolismo, facilitando o processo de emagrecimento. 

• Chá de gengibre com abacaxi: aumenta o metabolismo, ajuda o organismo a gastar mais energia e calorias mesmo quando parado, sacia o apetite e contribuir para o bom funcionamento do intestino.

• Chá de feno-grego e alcachofra: sacia o apetite e aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura e auxiliando na retenção de líquidos.

LEIA TAMBÉM: Intoxicação: Anvisa retira marca de peixe de mercados após surto. Veja qual

QUAL O MELHOR CHÁ PARA EMAGRECER E DESINCHAR PARA O CARNAVAL? VEJA RECEITA ORIGINAL

Bebida feita à base de infusão do cravo-da-índia pode ajudar no intestino, melhorar o sono, combater gases e inchaço; saiba como fazer receita

Santo remédio!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

O cravo-da-índia é uma especiaria que funciona para muitas coisas, sendo essa versatilidade uma de suas qualidades bastante utilizada na gastronomia.

A água de cravo (quase em forma de chá) é a mais nova receitinha que famosos e anônimos usam para cuidar melhor da saúde intestinal, do sono e de inflamações e intoxicações do corpo.

O passo a passo foi realizado pela médica Rossana Lahr em seu canal no YouTube. O vídeo viralizou e conta com quase 4 milhões de visualizações na plataforma. “Essa receita é mágica para mudar a sua saúde”, disse.

De acordo com a médica, a água de cravo é capaz de “transformar suas noites e melhorar sua saúde como você nunca imaginou”. Ela afirma que a substância tem “benefícios surpreendentes que você nunca ficou sabendo”.

“Os minúsculos cravos da índia são a chave para desbloquear vários benefícios. Pode combater estresse e gases, barriga inchada… Aposte na água com cravo. E pode ainda ajudar no sono profundo e reparador. Os benefícios são alucinantes mesmo. E deixar essas florzinhas em água à noite pode ampliar os efeitos maravilhosos que o cravo tem para a nossa saúde. Essa é toda a verdade de tomar água com cravo”, exemplificou a doutora.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A receita é simples e baseia-se na mistura de uma infusão. De acordo com as informações do vídeo, o preparo pode ser em água quente (mais rápido) ou frio (passando a noite toda em infusão), à escolha, e os benefícios não são notoriamente prejudicados.

O mais comum é usar o cravo-da-índia em água quente e deixá-los “de molho” por cerca de 15 minutos. Depois é só coar e partir para a degustação da bebida que também pode acalmar, combater o estresse e melhorar o sono.

“A água de cravo melhora a digestão. Vários estudam mostram isso. Porque o cravo tem propriedades para diarreia, intoxicação, ele inibe o crescimento de bactérias nocivas ao organismo, previne esses distúrbios por causa do composto chamado eugenol, que ainda ajuda a produzir enzimas digestivas”, explicou a especialista.

“Outro estudo mostra que extrato de cravo, além de aumentar a produção das enzimas, aumentam a atividade das enzimas digestivas já existentes. E a água de cravo promove essa digestão eficiente, então. E tomar à noite essa água de cravo é melhor ainda, porque a água ainda tem propriedades anti-inflamatórias, porque o eugenol suprime a ação de uma enzima da inflamação”, concluiu Rossana Lahr.

VEJA O PASSO A PASSO DA RECEITA DE ÁGUA DE CRAVO

LEIA TAMBÉM:

>>Água com limão: veja como tomar chá e shot para emagrecer e desinchar barriga

>>Saque FGTS: novo benefício facilita compra da casa própria. Veja como funciona

>>Chá diurético de folha de abacate emagrece? Veja benefícios do "remédio natural"

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.