Acidentes domésticos: alguns cuidados na casa podem reduzir os riscos para crianças
Quinas, gavetas e portas podem ser algumas das armadilhas para os pequenos. Mas, já é possível encontrar soluções para isto no mercado
Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte de crianças de 1 a 9 anos. Pensando nisso, muitos casais já estão se atentando para alguns cuidados importantes na hora de mobiliar a casa, prevenindo possíveis ocorrências para quem tem crianças ou pretende ter em algum momento. Isso vale até mesmo para quem gosta de reunir a família em casa e tem irmãos, primos ou sobrinhos que exigem mais atenção.
Segundo Adriana Lovatto consultora de móveis domésticos, é importante ficar atento aos móveis com quinas. “Hoje em dia, para evitar este tipo de problema com os pequenos, que podem bater a cabeça – seja num armário ou na mesa – alguns produtos estão sendo fabricados com as pontas arredondas”, ressalta.
Também é importante os pais ficarem atentos a portas e gavetas, evitando que a criança suba ou então se pendure, podendo até mesmo levar a queda do móvel, causando um acidente. De acordo com Adriana, seria interessante optar por armários e estantes com portas de correr. “É possível encontrar facilmente, hoje em dia, móveis com amortecedores para não prender o dedo e machucá-lo ao fechar a porta rapidamente, por exemplo”, orienta.
Sem estresse
Quem nunca passou por uma situação de derramar algo líquido no sofá, por exemplo? Para evitar estresse na hora de resolver este tipo de problema, a consultora lembra do trabalho de impermeabilização. “O serviço é uma proteção que evita que os estofados de tecido absorvam líquidos, aumentando assim sua durabilidade e tornando resistente às manchas e poeiras, além de facilitar a limpeza”, explica. Tapetes laváveis também são uma boa solução neste sentido. Já é possível encontrar opções nacionais e até mesmo entre os importados, que podem entrar em contato com água e sol.