/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Entenda o que é a síndrome do cabelo impenteável e os desafios da condição

Uma mãe britânica está determinada a ensinar à sua filha que a "diferença é bonita", após a menina ser diagnosticada com a rara síndrome do cabelo impenteável

Brenno Ramos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Layla foi diagnosticada com essa condição incomum quando tinha cerca de um ano. Moradora da vila de Great Blakenham, na Inglaterra, sua mãe, Charlotte, relata que o cabelo da menina é constantemente "fofo" devido à falta de certas proteínas, o que faz com que cresça de forma diferente.

LEIA MAIS: EUA aprova projeto de lei que pode proibir TikTok no país; entenda

Charlotte compartilha que o maior desafio para a família é explicar para Layla o conceito de "consentimento", já que outras pessoas muitas vezes não respeitam o espaço pessoal da menina ao tocar em seu cabelo sem permissão.

Desde cedo, as pessoas notaram a diferença no cabelo de Layla, e após várias infecções nas unhas da criança, a família decidiu buscar ajuda médica. Um tricologista, especialista em cabelo e couro cabeludo, ficou surpreso por se tratar do primeiro caso dessa condição que viu.

Para ajudar a educar as pessoas sobre essa condição e promover a aceitação das diferenças, Charlotte criou uma conta no Instagram. Seu objetivo é fazer Layla se sentir amada e valorizada, mesmo com as peculiaridades de seu cabelo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Recentemente, Charlotte enfrentou uma situação desafiadora quando um homem no supermercado questionou agressivamente por que ela penteava o cabelo da filha de certa maneira. Com cuidado, ela respondeu, mostrando a Layla como lidar com situações semelhantes no futuro.

A síndrome do cabelo impenteável é uma condição rara causada por uma mutação genética, que resulta em cabelos desordenados e, às vezes, com pontas irregulares, lembrando a forma de um triângulo ou um coração. Embora possa ser difícil para a família lidar com os desafios associados a essa condição, pesquisas indicam que, na maioria dos casos, ela melhora com o tempo durante a infância.

LEIA TAMBÉM: Luciano Huck gravou com o SBT? Entenda projeto e o que aconteceu

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.