/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Chá de erva-doce é bom para gripe, virose e aumenta imunidade; veja benefícios

Após recomendação de beber chá de erva-doce contra gripe, veja os benefícios, malefícios e contraindicações da bebida

Ana Paula Brito Vieira

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Maria Tyutina/Pexels
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um suposto recado do diretor do Hospital das Clínicas viralizou em diversos grupos do WhatsApp. No texto compartilhado, ele realiza uma lista de recomendações à população por conta da nova gripe. São elas:

“• Fazer do álcool gel o nosso aliado
• Começar a tomar Vitamina C urgente, cuidar das crianças
• Lavar as mãos muitas vezes ao dia
• Evitar locais onde haja multidão
• Tomar vitamina C
• Comer fígado de boi
• Ingerir sucos de acerola e laranja
• Tomar chá de erva-doce duas vezes ao dia”.

O texto, que contém vários erros de português para um suposto diretor de um hospital, comenta sobre o chá de erva-doce e afirma que “tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, o remédio usado para tratar a gripe A - H1N1”.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O recado aconselha tomar o chá após as refeições como se fosse café. “Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12 horas o chá de erva-doce, pois ele mata o vírus da Influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU”, diz o aviso.

Embora o texto claramente não tenha sido realizado pelo diretor do hospital, o compartilhamento deixa o questionamento: qual o benefício da erva-doce?

De acordo com farmacêuticas entrevistadas pelo Folha Vitória, a erva-doce, frequentemente associada a problemas digestivos, possui anetol e fenchona, componentes com efeito carminativo, que exerce ação antiespasmódica nos músculos estomacais, evitando gases e cólicas.

LEIA TAMBÉM: Chá diurético de folha de abacate emagrece? Veja benefícios do "remédio natural"

Em entrevista ao Terra, a nutricionista e especialista em Nutrição Clínica Funcional e longevidade saudável Gisele Haiek explicou que o chá pode ter vários benefícios, mas o consumo precisa ser inserido em um contexto de vida saudável.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“Temos de frisar que o chá não vai tratar isoladamente um problema de saúde completo nem excluir impactos negativos de um estilo de vida sem cuidados básicos com a saúde”.

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ERVA-DOCE

Foto: Reprodução/Freepik @jcomp

• Melhora da digestão e dos gases

O chá de erva-doce exerce uma ação carminativa, diminuindo a formação de gases responsáveis por inchaço e desconforto abdominal. Além disso, possui compostos bioativos que atuam de forma benéfica na constipação, cólicas intestinais e má digestão.

• Auxílio no sistema de desintoxicação

A erva-doce contém compostos antioxidantes que otimizam o processo de renovação celular, contribuindo para a digestão. Dessa forma, o chá de erva-doce se torna um aliado natural no processo de limpeza do organismo.

LEIA TAMBÉM: Excesso de vitamina faz mal? Veja sintomas e alimentos ricos em B12

• Propriedade anti-inflamatória e analgésica

O chá de erva-doce pode proporcionar alívio de inflamações e dores, especialmente em situações como dores de cabeça, resfriados, TPM e outras condições onde se busca maior conforto nos sintomas, visando um relaxamento adicional.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De acordo com a especialista, essas propriedades são ainda mais potencializadas quando combinadas com o uso do óleo essencial de erva-doce.

• Ação antiviral e antibacteriana para fortalecer o sistema imunológico

O chá também pode ser um aliado valioso para pessoas com imunidade baixa, oferecendo apoio enquanto tratam a verdadeira causa dos problemas imunológicos.

LEIA TAMBÉM: Vitamina Broncho Vaxom: veja para que serve “vacina oral da imunidade”

• Melhora da circulação

Os compostos bioativos presentes no chá de erva-doce exercem um papel benéfico no sistema circulatório, ajudando a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares (em conjunto com outras estratégias de estilo de vida).

• Menopausa

Os compostos bioativos podem proporcionar alívio dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor. No entanto, estudos sugerem que o chá de funcho e seus óleos essenciais são mais indicados para este fim do que o de erva-doce, uma vez que são obtidos de plantas diferentes.

CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ DE ERVA-DOCE

Embora apresente uma série de benefícios, a especialista adverte que o chá de erva-doce deve ser evitado por indivíduos alérgicos ou sensíveis à erva-doce ou ao anis-estrelado.

LEIA TAMBÉM: Dengue: café serve como nova arma contra mosquito. Veja receita caseira

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Devido à escassez de estudos científicos, crianças e pessoas com hipertensão devem evitar o consumo. O chá de erva-doce também é contraindicado para mulheres grávidas devido ao risco de aborto e para lactantes.

“É sempre bom consultar um médico e um nutricionista funcional para um melhor aconselhamento quanto ao uso de chás. Especialmente, se há algum problema de saúde em especial e uso de medicamentos, pois podem haver interações”, disse ao Terra.

COMO CONSUMIR O CHÁ DE ERVA-DOCE

Segundo a especialista, o chá deve ser feito com os frutos secos (comumente chamados de sementes).

“Usar 1 col. de café de sementes para 1 xícara (chá) de água. Assim que a água ferver, desligar o fogo e deixar amornar por 10 minutos. Na sequência, coar e beber o chá. Recomendo que não ultrapasse duas xícaras do chá ao dia e que evite tomar o mesmo chá por mais de 3 dias seguidos, é sempre bom fazer um rodízio dos chás consumidos.”

LEIA TAMBÉM: Hemorroida: remédio é melhor que cirurgia? Médico revela sintomas e como aplicar pomada

“O chá pode ser combinado com outras especiarias e gotinhas de limão ou laranja, por exemplo, para melhorar o sabor do chá e trazer ainda mais propriedades. Vale lembrar que deve ser evitado o uso de açúcares e adoçantes, ou seja, o chá deve ser consumido puro, conforme instruções de preparo.”

RECEITA: BRUXO REVELA COMO FAZER CHÁ RELAXANTE PARA DORMIR SEM REMÉDIO; VEJA BENEFÍCIOS

Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

Já ouviu falar sobre a magia das ervas?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

O bruxo Matheus Pastorello deu uma dica infalível para aquelas pessoas que querem ter uma noite de sono bem profunda, daquelas que te faz acordar bem descansado.

LEIA TAMBÉM: Médico receita 3 vitaminas para memória: “Santo remédio”. Veja quais

Ele recomenda beber esse chá antes de dormir por 7 dias.

Caso você sinta uma melhora após um ciclo de 7 dias, porém ainda estiver com dificuldades para dormir, dê um tempo de 2 dias e repita o ciclo mais uma vez.

No entanto, o bruxo alerta que se você permanecer com dificuldades para dormir após terminar o segundo ciclo de 7 dias, procure um médico e/ou um psicólogo, pois nesse caso o problema pode ser mais grave do que você imagina.

LEIA TAMBÉM: "Doença do gelo": foliões relatam intoxicação após carnaval; entenda o que é

RECEITA

Você vai precisar de Melissa, Lavanda, Camomila, Erva-doce e Ipê-roxo.

Coloque água em uma panela e ponha no fogo. Assim que começar a levantar bolhas, desligue o fogão e tampe a panela.

Após esperar por 5 minutos, coe o chá e aproveite!

LEIA TAMBÉM: Fibra pura! Shot de maçã e aveia na dieta emagrece rápido. Veja receita

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.