Bebê de 8 meses morre vítima de dengue e covid; entenda
Caso aconteceu no Distrito Federal. Além dos diagnósticos, o certificado de óbito, emitido no dia 29 de fevereiro, cita que Helena Alves teve uma parada cardíaca
A morte de uma bebê de 8 meses em Brasília está sendo investigada pela secretaria de Saúde do Distrito Federal. Helena Alves foi diagnosticada com dengue e covid-19. No certificado de óbito, além dos diagnósticos, consta que ela sofreu uma parada cardíaca.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo publicação do R7, parceiro do Folha Vitória, a família da bebê buscou pelo menos três vezes atendimento na rede pública de saúde e em unidades diferentes, porém, recebeu a instrução de ir para casa e observar como o quadro evoluiria.
"Ela era a alegria da casa. [...] Não sei como estou em aqui", contou Gabriela Alves, mãe de Helena, em uma entrevista para a RECORD. Segundo Gabriela, nenhum profissional pediu o exame para a covid-19. Uma ocorrência foi registrada pela família na 16ª delegacia de polícia.
Veja o que diz a secretaria de Saúde sobre o caso
A secretaria de Saúde emitiu uma nota sobre a investigação do que aconteceu com a bebê. Veja:
A Secretaria de Saúde informa que a paciente em questão passou pela triagem do Hospital Regional de Planaltina, onde recebeu classificação verde, de acordo com o protocolo de classificação de risco. O hospital, no momento do atendimento, estava em bandeira vermelha, ou seja, priorizando os casos mais graves, com risco de morte.
A família foi orientada a manter hidratação oral e a retornar a uma unidade de saúde, caso houvesse alguma alteração no estado clínico.
Com a evolução do quadro, a família retornou ao HRP, onde a criança já deu entrada com quadro de parada cardíaca. Foram iniciadas as manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não respondeu aos procedimentos.
A pasta esclarece que o óbito está sendo avaliado pela comissão de investigação de óbitos da região de Saúde Norte.
Dengue? Covid?
Se acordo com a infectologista Martina Zanotti, é Importante que a população saiba que é possível contrair as duas doenças ao mesmo tempo. Alguns sintomas respiratórios diferenciam um quadro do outro.
“Coriza, dor de garganta, tosse, isso está presente na covid, mas não costuma estar presente na dengue”, alerta a médica do Vitória Apart.
Sintomas da dengue e da covid-19
DENGUE
- Febre alta: maior que 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
No caso da dengue Grave (hemorrágica), que é a forma severa da doença, os sintomas ainda incluem dores abdominais intensas, vômitos constantes, náuseas e sangramento de mucosas.
COVID
- Febre;
- Tosse;
- Náusea;
- Dor no peito;
- Conjuntivite;
- Cansaço;
- Dores de cabeça, garganta;
- Dor no corpo;
- Dificuldade para respirar;
- Erupção cutânea.
*Com informações do R7
LEIA TAMBÉM: ES tem 6 mortes confirmadas por dengue e 57.749 casos notificados