/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Após tutoriais viralizarem nas redes, saiba como lavar o nariz da maneira correta

Com a chegada das estações mais secas e frias do ano é comum aumentarem os casos de doenças respiratórias. Lavar o nariz pode ajudar a evitar complicações

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/TikTok/Edição Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Basta um pesquisa rápida pelas redes sociais e logo surgem vários vídeos de tutoriais com adultos, crianças e bebês fazendo lavagem nasal. O que a princípio pode causar um certo espanto ou aflição, segundo médicos, é uma arma eficiente e bastante útil para evitar complicações respiratórias.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

A médica otorrinolaringologista pediátrica Viviane Martori Panini, ouvida pelo portal de notícias R7, explicou o que é esse muco.

"O muco é produzido pela mucosa do nariz, é uma secreção [catarro], e ele aprisiona vírus, bactérias, sujeira, ácaros que entram na região. Então, o intuito da lavagem nasal é remover esse muco que está cheio de coisa tentando entrar na nossa via respiratória", explica.

Antes de mais nada é importante lembrar que o objetivo dessa manobra é retirar o excesso de muco acumulado nas vias respiratórias. Com a chegada das épocas mais secas e frias do ano (outono e inverno), é comum aumentar a circulação de vírus e bactérias.

"Além de fazer essa limpeza, quando você tem, por exemplo, um resfriado, ela remove mais fácil e ajuda a melhorar mais rápido, porque a gente produz mais secreção, e essa limpeza evita a contaminação bacteriana — ela joga para fora a bactéria, age na prevenção", pontua Viviane.

Sem contraindicações

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Você pode estar se perguntando se há algum malefício ou contraindicação para a lavagem nasal. A resposta é não! Ela pode ser feita em todas as faixas etárias. Porém, é importante ressaltar que ela precisa ser executada da maneira correta, inclusive usando os dispositivos ideais para cada idade.

Quais as recomendações, de acordo com a otorrinolaringologista

* Até 6 meses: deve ser feita com soro fisiológico (cerca de 1 ml) e dispositivos como seringa e conta-gotas. A lavagem deve durar em torno de três segundos.

De 6 meses a 2 anos: utilizar soro fisiológico (5 ml a 10 ml) e seringa ou spray nasal de jato contínuo. O processo deve ter em torno de três a cinco segundos.

* De 2 meses a 6 anos: a melhor opção é o soro fisiológico (até 20 ml) em seringa, spray nasal de jato contínuo ou garrafinha. A lavagem tem que durar cerca de dez segundos.

*De 7 anos em diante (inclusive adultos): precisa ser feita com soro fisiológico, usando-se seringa, garrafinha ou lota (20 ml na seringa ou 120 ml na garrafinha). O procedimento pode durar dez segundos.

Aprenda a fazer uma receita caseira para lavagem nasal

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A médica ensinou ainda como fazer uma receita caseira que parece com soro fisiológico 0,9% e também pode ser utilizada para lavar o nariz. Para preparar, é preciso:

- 1 copo de água fervida de 250 ml;
- 1 colherinha de café rasa (1,03 g) de sal marinho (de cozinha);
- 1 colherinha de café rasa de bicarbonato de sódio (1,59 g).

Como fazer a lavagem nasal

O líquido deve estar sempre em temperatura ambiente. Soluções geladas para lavagem não devem estar geladas. Um outro ponto importante é a posição correta para fazer a manobra. É preciso estar levemente inclinado para a frente, a boca deve ficar aberta e a cabeça de lado. 

A pressão adequada também é muito importante. Esguichar o soro de uma vez no nariz não é aconselhado e pode ser prejudicial.

"O grande problema é jogar muito rápido, por exemplo, [com] garrafinha ou seringa, que são dispositivos de alto volume, ou seja, é bastante soro que você está jogando no nariz. Se você jogar muito rápido, em uma posição não tão adequada, o soro [pode ir] para o ouvido", alerta a médica.

Quando e quantas vezes devo lavar o nariz? 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Pessoas que não têm doenças nasais, como a sinusite, por exemplo, devem fazer a lavagem nasal somente em períodos mais secos ou em caso de um resfriado. Como forma de prevenção, pode ser feita uma vez ao dia, durante o banho.

Já indivíduos com rinite alérgica e não alérgica, além de outras condições nasais, o recomendado é realizar a lavagem ao longo do ano, neste caso, uma ou duas vezes ao dia.

*Com informações do R7

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.