CORONAVÍRUS

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Saiba a importância de praticar exercícios físicos durante a quarentena

A prática moderada de atividades ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A rotina de muitas pessoas sofreu alterações com o isolamento social por conta da pandemia do Covid-19. Com as academias fechadas por tempo indeterminado e áreas de lazer em diversos condomínios isoladas, a prática de atividades físicas acabou reduzindo.

Porém, para não perder o condicionamento físico, mantendo a forma e a musculatura, auxiliando no bem-estar das pessoas neste momento, os exercícios físicos dentro de casa são uma grande alternativa para manter o corpo e a mente saudáveis.

O professor de educação física do Santa Mônica Clube de Campo, Gabriel Nappi, recomenda que as pessoas se exercitem de algum modo durante este período de quarentena, mantendo uma rotina com hábitos saudáveis. Ele explica que, para o exercício seja efetivo, basta fazer de seis a dez minutos, sendo repetido de três a cinco vezes por semana.

Mas para quem ainda não sabe quais tipos de exercícios fazer, a internet é uma ótima aliada. Já existem várias modalidades de treinos rápidos e exercícios on-line disponíveis que podem ajudar quem deseja iniciar alguma atividade em casa. 

Quais os cuidados?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para quem não ainda não pratica algum tipo de exercício, é importante que o treino sempre comece de maneira leve, utilizando os próprios móveis e objetos da casa como apoio, como cadeiras, garrafas pet com água, ou até sacos de alimentos como pesos para musculação. Corredores ou ambientes com mais espaço podem ser propícios para a prática de polichinelos, abdominais, flexões, ou mini-circuitos, o importante é não ficar parado. 

Rotina

É importante fazer as atividades sempre no mesmo horário, pois este hábito pode se tornar uma rotina, facilitando a integração das atividades na programação do dia, tornando-a menos maçante, declara o professor Nappi.

Os idosos ou pessoas com mais de 60 anos também devem ser incluídos nas atividades, pois para eles as práticas promovem a manutenção da força e do equilíbrio necessários para evitar quedas e fraturas. Outros fatores trabalhados em conjunto também ajudam neste momento de distanciamento social mantendo uma vida saudável, como alimentação balanceada, boas noites de sono e hidratação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“Com as práticas das atividades físicas, mantendo o corpo em movimento, diversos benefícios podem ser observados como o fortalecimento do sistema imunológico, necessário neste período de pandemia, contribuindo para uma mente tranquila e reduzindo o estresse e sentimentos de ansiedade que momentos como esses causam nas pessoas”, ressalta Gabriel Nappi.

E aí, vamos começar?

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.