Asma: doença crônica afeta 20 milhões de brasileiros
Quem tem asma pode e deve praticar atividades físicas, porque elas ajudam a controlar a doença
A asma é uma doença crônica que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. Causada pela inflamação das vias áreas, tendo como principais sintomas a falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, chiado no peito e tosse. As causas da doença não são totalmente esclarecidas, mas os médicos acreditam que ela pode ser desencadeada por fatores genéticos e ambientais, como exposição a ácaros, poeira e poluição.
A médica pneumologista Jéssica Polese explica mais sobre a doença e os tratamentos disponíveis.
O que é asma?
A asma é uma doença crônica inflamatória das vias aéreas que acomete principalmente os brônquios, canais que levam ar aos pulmões. A inflamação dos brônquios diminui a passagem de ar, causando os principais sintomas da doença.
Quais são os sintomas da asma?
Os principais sintomas da asma são falta de ar, tosse e chiado no peito. Geralmente esses sintomas se agravam quando há algum fator externo, como infecção das vias aéreas causada por gripes e resfriados, exposição à poluição, alergias, etc.
Mudanças de temperatura pioram a asma?
O choque de temperaturas é uma mudança bastante agressiva para quem tem as vias respiratórias mais sensíveis. Além das crises de asma, é comum haver piora de rinite ou tosse.
A asma tem cura?
A asma não tem cura, mas é tratável. Para controlar as crises da doença é importante prestar atenção no ambiente em que o paciente asmático vive. Deve-se minimizar ao máximo a exposição à poeira, evitar tapetes, carpetes e cortinas e limpar com frequência ventilador e ar condicionado.
Qual o tratamento para a asma?
O tratamento para asma é feito com basicamente dois tipos de medicação: medicamentos de controle para prevenir o aparecimento dos sintomas que reduzem a inflamação dos brônquios e medicamentos de alívio, para amenizar os sintomas quando houver piora da asma.
Há restrições para a prática de exercícios físicos?
A prática regular de exercícios físicos é indicada para o tratamento e controle da asma porque melhora a capacidade cardíaca e respiratória do indivíduo. A natação é um bom exercício porque fortalece os músculos respiratórios, no entanto, toda a prática esportiva é indicada e, por isso, o asmático poderá escolher aquela que mais gosta.