/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Sesa estuda dose de reforço anual ou quarta dose para idosos do ES

Informação foi confirmada pelo secretário da Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa realizada virtualmente nesta terça (8)

Lais Magesky

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/ Sesa
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Dados sobre a quarta dose da vacina contra a covid-19 ou reforço anual estão sendo analisados para compor uma apresentação única para uma reunião da câmera técnica do Ministério da Saúde. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa realizada virtualmente nesta terça-feira (8).

"Temos debatido em todo o país em relação a quarta dose ou o reforço anual da vacina. Idosos representam aproximadamente 70% das mortes", afirmou Fernandes

O secretário também falou sobre a queda no número de casos, o alto índice de mortes e outras medidas. Veja os principais pontos:

Queda no número de casos

"Tivemos uma queda de 40% no número de casos observados em relação a semana passada e anterior. Tivemos na semana passada positividade de 44,82%, sendo que na semana anterior foi de 51,6% dos resultados positivos em todos os testes feitos no Estado capixaba", afirmou Fernandes.

Redução do número de solicitação de leitos

"Também temos redução do número de solicitações de leitos. Saímos de 91 solicitações no dia 2 de fevereiro para 40 solicitações no dia de hoje. Isso representa característica da recuperação na curva de casos", acrescentou o secretário.

Óbitos

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Explico a população que nossa sala de situação, que investiga e avalia óbitos, hoje é uma das melhores do país. Óbitos que ocorrem na população infectada pelo vírus é muito bem investigada, por isso os dados, quando chegam ao painel, passam por investigação, o que permite ter alta confiabilidade no dado de comportamento das mortes no Estado. Ainda preservamos, infelizmente, um número alto de mortes. Temos percentual importante de pessoas com esquema de vacinação incompleto ou atrasados. 3% da população adulta não vacinada continua representando mais de 30% da ocupação hospitalar nos leitos de UTI do Estado. Fazemos um apelo a população. Enfrentamos a pandemia em uma 4ª fase. 70% dos óbitos é na população idosa. Isso nos leva a refletir e avaliar as estratégias de vacinação. Temos debatido em todo o país em relação a quarta dose ou o reforço anual da vacina", disse Nésio Fernandes.

Volta às aulas

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Em relação às aulas, elaboramos uma reformulação da nota técnica que orienta os municípios em relação a testagem e monitoramento de alunos, professores e trabalhadores das escolas que tenham algum sintoma compatível com a Covid, de como devem proceder. Tínhamos regra anterior de que um ou dois casos seria um surto na escola e impediria o funcionamento da unidade. Hoje, compreendemos que, com a nova variante, isso não é mais possível de ser considerado. A definição de surto é quando há um número maior de casos, ou vários espaços da mesma instituição tem casos positivos. Município vai interagir diretamente com a escola e analisar de maneira frequente. Se alguém testou positivo e foi verificado que tinha sintomas, a pessoa será afastada do ambiente, os contatos serão testados e monitorados", afirmou Luiz Carlos Reblin.

Ômicron tem impacto maior em crianças e adolescentes

"Neste momento iniciamos a vacinação da população pediátrica e temos orientado que estratégia de vacinação nas escolas sejam adotadas. Não temos dúvidas que as nossas crianças não merecem o risco da doença e do vírus, e merecem a proteção da vacinação. Vacinar os filhos é um gesto de responsabilidade e amor. A ômicron tem representado um impacto maior nas crianças e adolescentes. Não temos dúvidas nenhuma que,

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
se não fosse o grande resultado da vacinação, teríamos um desastre epidemiológico de proporções piores agora na 4ª fase da doença. Por isso temos que celebrar a ciência e as vacinas", disse Nésio.

Secretário afirma: "o vírus é que mata, as vacinas salvam"

"A exigência da vacinação e circulação no território nacional e internacional é adotada há décadas no mundo. O passaporte da vacina é uma medida importante para estimular que a população mantenha o esquema vacinal completo. Infelizmente algumas lideranças se posicionam de maneira equivocada sobre o assunto. Nós, como profissionais da saúde, entendemos a importância e relevância da adoção dessas medidas. Todas as vacinas disponíveis no ´PNO são seguras e eficazes, aprovadas pela Anvisa. O vírus é que mata, as vacinas salvam".

Aracruz e Jerônimo Monteiro são os municípios que mais testaram em janeiro

"11,9% da população capixaba foi testada em todo o Estado em janeiro. Jerônimo Monteiro testou 28,6% da população. Aracruz testou 26,2% da população. Queremos garantir a ampliação dos testes para interromper a cadeia de transmissão. Pontos de testagem serão ampliados mesmo com a queda da curva de casos".

Taxa de ocupação dos leitos pediátricos

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

"Taxa de ocupação de leitos pediátricos varia entre 79% e 87%, estamos ajustando o painel para logo ter um acompanhamento".

Subsecretário faz apelo para doação de sangue no ES

"Sabemos que o sangue não tem substituto. Dependemos para sobrevida de muitas pessoas para que as outras doem sangue. Temos um levantamento aqui no Hemocentro que indicava que ontem (7), para o sangue do tipo A-, teríamos necessidade de 20 bolsas em estoque. Temos duas. Do A+, precisávamos 108, e tínhamos 22. É um cenário dramático esse da doação de sangue. Pedimos que a população continue fazendo a doação. Quem tiver interesse, pode ser feito no Hemocentro de Vitória, Linhares, Colatina e São Mateus".

Reveja a entrevista coletiva:





/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.