/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Nova campanha de vacinação contra o sarampo pretende imunizar 40 mil no ES

A terceira etapa da campanha começou nesta segunda-feira e tem como público-alvo crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira (10). A campanha segue até o dia 13 de março, com o Dia D marcado para 15 de fevereiro. No Espírito Santo, as vacinas estão disponíveis em 493 unidades de saúde.

Nessa etapa, a estimativa é imunizar 40 mil crianças e jovens no estado, com idades entre 5 e 19 anos. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, tentar alcançar esse público faz parte das estratégias dos municípios e da Secretaria Estadual de Saúde.

"Começa hoje [segunda-feira] a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, e agora nós vamos vacinar as crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 19 anos. Esse é o terceiro público com maior incidência de casos de sarampo no Brasil e, por isso, justifica essa campanha de vacinação", ressaltou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Deverá se vacinar quem não tomou as duas doses da tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Se a pessoa não tem mais o cartão de vacina para verificar isso, a orientação é se vacinar.

"Essa vai ser uma campanha de vacinação seletiva, onde vamos vacinar crianças e adolescentes não vacinados ou com cartão de vacina incompleto. O que é uma criança ou adolescente com cartão incompleto? É aquela que tem duas doses da vacina tríplice viral ou tetraviral", explicou Grillo.

No ano passado, foram realizadas duas etapas: a primeira para crianças de 6 meses a 5 anos, e a segunda para adultos entre 20 e 29 anos. A Sesa aproveita a campanha para fazer um reforço de vacinação contra a febre amarela para crianças entre 4 e 7 anos.

Caderneta

É imprescindível levar a caderneta de vacinação para avaliação e anotação das equipes de vacinadores. Dentro da estratégia de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde, novas etapas da campanha contra o sarampo terão prosseguimento neste anos com público alvo nas seguintes faixas: de 30 a 59 anos.

A doença

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.