/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Veja quais alimentos vão te dar mais energia para aproveitar o carnaval

Para dar conta dos dias seguidos e intensos do feriado de carnaval é preciso fazer escolhas adequadas de alimentos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
Escolha de más alimentos podem comprometer a saúde e prejudicar os dias de folia, durante o carnaval. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Sambar, pular atrás de bloquinhos de rua, ir à praia durante o feriado e virar noites de sono. São muitas as opções para quem vai curtir o feriado de carnaval, mas é importante ter energia para aproveitar todos os dias até o fim e dar conta da agitação de um feriado prolongado.

O médico Wesley Schunk, alerta que quem vai aproveitar os dias de folia, precisa investir nos alimentos certos antes e durante o carnaval, para ter mais energia para aproveitar o momento.  “Os carboidratos de qualidade, como as batatas e os grãos integrais oferecem um dos principais combustíveis para nossas células: a glicose. Grãos como a granola (caseira) sem açúcar com flocos de aveia, a quinua e o amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos e saladas de frutas no café da manhã”, sugeriu. 

As frutas ricas em Vitamina C e potássio são essenciais para um bom trabalho muscular. São elas a manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão. Beber bastante água é muito importante. “Água de coco e a melancia são bons exemplos, porque são super hidratantes e ajudam a repor os sais minerais, perdidos no suor”, comentou Wesley. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As proteínas, como as carnes, não podem ficar de fora. “Elas também são fontes de vitaminas. Devem ser consumidas grelhadas, assadas ou cozidas”, alertou o médico. Outra dica do especialista foram as oleaginosas, que são práticas, fáceis de carregar e fontes de gorduras insaturadas, que ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. “Castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser utilizados para preparar um mix de sementes, que pode ser consumido como um pequeno lanche e pode ser levado para todos os lugares, inclusiva à praia”.

O médico fez alguns alertas com dicas para não perder a folia, porque da mesma maneira que uma boa dieta ajuda a promover energia para os dias de folia, uma dieta errada pode acabar com o carnaval. 

1. Energéticos são opções para auxiliar a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool;

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

2. Frutos do mar devem ser consumidos com atenção, pois se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria. Por isso, cuidado com alimentos vendidos na praia. Tenha muita atenção nas condições de higiene e de conservação do produto;

3. As gorduras hidrogenadas podem prejudicar a digestão. Elas provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.