Verão: saiba como cuidar da pele nos dias de calor e usar o protetor solar
Saiba quando usar o protetor solar e como manter a pele hidratada durante a estação mais quente do ano
O verão chegou e junto com ele as altas temperaturas. Um convite e tanto para dias na praia ou à beira da piscina. Porém, os excesso de calor, de vento e os dias ensolarados acabam deixando a pele mais exposta. Por esse motivo, é preciso ampliar os cuidados com a saúde do maior órgão do corpo humano.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Antes, é preciso entender que o calor provoca a perda de água. Por isso, é fundamental caprichar na hidratação: interna e externa. Mas você sabe o que é a hidratação externa?
Segundo a esteticista Flávia Passabão, especialista em Estética Clínica e Avançada, cada tipo de pele, necessita de um cuidado específico.
* Pele seca: a recomendação é para usar produtos que suavizem o ressecamento, como ativos hidratantes, antioxidantes, que contenham óleos vegetais e vitamina E;
* Pele oleosa: os cosméticos devem ser livres de óleo;
* Pele mista: existem também produtos específicos, que contenham ácido hialurônico e niacinamida que irão hidratar e controlar a produção do sebo e manter a hidratação por mais tempo.
Agora, se o objetivo é preparar a pele para obter um belo bronzeado, a especialista recomenda a esfoliação.
“Pode ser feita antes de pegar sol ou também para uniformizá-la, ou seja, quando a cor bronzeada vai aos poucos saindo, causando manchinhas. E a esfoliação sempre vem associada com a hidratação, porque nós vamos remover as células mortas, retirando o manto hidrolipídico, deixando aquela pele sem a sua proteção, sem a sua hidratação. Então, a gente faz a esfoliação e depois a hidratação, além do uso do filtro solar", explica.
Filtro solar: uso deve ser contínuo
Como falar sobre os cuidados com a saúde da pele sem mencionar o uso do filtro solar? É fundamental lembrar que, principalmente durante o verão, o uso deve ser contínuo e diário.
Se possível, deve ser reaplicado, a cada 2 horas. A exposição aos raios solares é perigosa e pode levar ao surgimento do câncer de pele.
“Ele é importantíssimo, pois previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele”, ressalta a esteticista.
Dicas para usar o protetor corretamente
1. Use o protetor solar mesmo em dias nublados;
2. Aplique o filtro 30 minutos antes da exposição ao sol, calor ou mormaço (temperatura quente);
3. Reaplique a cada 3 horas (em caso de suor em excesso ou tempo prolongado na água, o intervalo deverá ser mais curto, de 2 em 2 horas).
Qual a quantidade ideal de protetor devo usar?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a quantidade de produto aplicado na pele é importante para a proteção correta. Todo o corpo deve ser devidamente protegido. Veja a recomendação:
- 1 colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça;
- 1 colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás;
- 1 colher de chá para cada braço;
- 1 colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.
LEIA TAMBÉM: Após infarto, José Roberto Burnier fala da importância da atividade física