/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Barulho durante o sono pode prejudicar o coração, aponta estudo

Feita em Harvard, pesquisa mostrou que barulho durante o sono pode causar AVC e infarto. Veja o que diz especialista

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Pexels/divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

É bastante comum encontrar pessoas que buscam pela companhia de determinados "barulhos", como a de uma televisão ligada, por exemplo, para embalar e pegar no sono. Tem aquelas também que buscam pelo silêncio, mas o ronco do parceiro ou parceira, acabam atrapalhando a jornada de descanso noturno.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Um estudo feito por médicos da Universidade de Harvard, publicado no final do ano passado, acende um alerta e aponta que barulhos durante o sono, podem, sim, fazer mal ao coração.

Segundo a pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, a pesquisa mostrou que não somente barulhos altos, como o ronco, podem atrapalhar o sono, mas os ruídos mais baixos também apresentam riscos para a saúde. 

“De acordo com o estudo, mesmo o barulho mais baixo pode afetar o sono e a longo prazo afetar o coração, ocasionando o infarto e Acidente Vascular Cerebral”, explica.

Ruído branco: bom ou ruim? 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Você já deve ter ouvido falar sobre o ruído branco. Caso não, muito provavelmente faz parte da sua rotina, mas ainda não o conhecia por esse nome. 

Foto: Divulgação
Mesmo os ruídos mais baixos podem afetar o sono, alerta a médica Jessica Polese.

São aqueles barulhinhos da chuva caindo, das ondas quebrando na areia, do ar condicionado ou do ventilador ligados que costumam ser muito usados para embalar o sono e dormir. 

Pois é, até eles podem estar com os dias contados, conforme o estudo.

 “A pesquisa foi feita com um número relevante de pessoas, 114 mil - durante 30 anos - e identificou que mesmo que a pessoa não acorde durante a noite, ela tem uma resposta involuntária que aumenta atividade cerebral e ao longo do tempo causa os problemas cardiovasculares”, destaca Jessica.

Portanto, a pesquisa conclui que quem mora em locais próximo às ruas movimentadas, precisa ficar atento, já que a saúde pode ser comprometida.

Saiba como proteger o seu coração

O Folha Vitória separou alguma dicas simples que podem ajudar você a domir melhor e cuidar da saúde do seu coração. Veja:

* Evite a prática de esportes de alta intensidade nas 3 horas antes de ir dormir;

* Evite o consumo de bebidas (álcool, energéticos, café) e alimentos estimulantes (chocolates, gengibre, pimenta) por cerca de 4 a 5 horas antes de deitar;

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

* Se possível, em locais de muito barulho, a recomendação é manter portas e janelas fechadas para isolar o excesso de ruídos;

* Evite ventiladores barulhentos;

* Não durma com a televisão ou rádios ligados, por exemplo;

* Evite cochilos longos durante o dia (20 a 30 minutos, no máximo); 

* Procure manter um horário regular para dormir e acordar.

LEIA TAMBÉM: Elon Musk anuncia primeiro implante de chip cerebral da Neuralink em ser humano

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.