/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

ES prepara ampliação de 300 leitos na rede hospitalar por aumento de casos de gripe e covid

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, vê que só adesão à vacinação contra o coronavírus poderá deter nova onda em fevereiro e março, pressionando o atendimento no sistema público

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Diego Simão/TV Vitória
Atualmente, segundo o secretário Nésio Fernandes, cenário de ocupação de leitos é de normalidade
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Governo do Estado já se prepara para um cenário de aumento de casos, tanto de gripe quanto de covid-19, e irá aumentar a oferta de leitos na rede pública de Saúde.

"Estamos preparando já a ampliação de 300 leitos de UTIs e de enfermaria para um cenário de maior complexidade e de incremento das internações, seja por influenza ou pela covid-19, que pode acontecer nas próximas semanas. Não desejamos que esse cenário aconteça", frisou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

As informações foram dadas durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (05). Ele apontou que, no momento, a ocupação de leitos está dentro da normalidade. Porém a situação pode mudar ao longo dos próximos dias. 

O secretário apelou para que a população procure se vacinar contra o novo coronavírus. Seria, na sua concepção, uma das formas mais eficazes de se combater a provável nova onda de covid-19 para os próximos dois meses. 

Leia também: Carnaval no ES: Sesa avalia medidas para realizar desfiles e autorizar blocos de rua

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Entendemos que se a vacinação avançar na aplicação tanto da primeira, quanto da segunda e da terceira dose na população apta, rapidamente nos próximos dias, teremos menores possibilidades de vivermos em fevereiro e março uma situação complexa no cenário da pressão assistencial pela internação hospitalar que consequentemente também será acompanhada por incremento de óbitos na população atingida pelas doenças respiratórias", destacou.

Aumento de 30% de testes positivos para covid-19

Nésio Fernandes lembrou que houve um aumento de 30% de testes positivos para Covid-19 nos últimos dias. Segundo ele, já é um impacto das aglomerações feitas pelas pessoas durante as festas de fim de ano. As viagens feitas para visitar parentes e amigos também serviram como "veículo" para que a epidemia de gripe "viajasse".

"Houve um incremento de 30% da positividade dos exames de RT-PCR produzidos pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) nesses últimos dias. Assumimos isso como uma consequência do novo comportamento da variante ômicron em todo o Espírito Santo. As festas e aglomerações também devem ter fornecido a interiorização da circulação da influenza em outros municípios do Estado", explica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Fernandes apontou que nas últimas 24 horas a região Sul do Espírito Santo (onde está Cachoeiro de Itapemirim) foi impactada com este aumento de casos. 

Ele, mais uma vez, reforçou que a população continue a manter a adesão ao uso de máscaras e a disciplina em relação à prevenção contra a covid como uso de álcool em gel, lavagem frequente das mãos e distanciamento social. 

Leia também: 

>> Após festas de fim de ano, veja onde fazer o teste da covid-19

>> Ômicron pode ser o vírus de mais rápida propagação da história

>> Duas doses da vacina da Janssen reduzem risco de internação por Ômicron, diz estudo

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.