/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Nova técnica de lipoaspiração deixa barriga com músculos definidos

Durante a chamada lipoaspiração de alta definição, a gordura do abdômen é retirada e a região é esculpida para parecer mais definida

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação / Pexel
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Popularmente conhecida como “tanquinho”, a barriga reta e com os músculos bem definidos e aparentes costuma ser fruto de malhação diária pesada combinada com alimentação bastante restritiva. Contudo, com o avanço das técnicas cirúrgicas, a chamada lipoaspiração de alta definição tem permitido esculpir o abdômen, dando o aspecto musculoso que tantos sonham.

De acordo com o cirurgião plástico Fábio Zamprogno, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o procedimento, como toda lipoaspiração, seja de baixa, média ou alta definição, retira gordura da região abdominal, destacando, entretanto, os músculos reto abdominal, serrátil e oblíquo externo. “São feitos sulcos acima do umbigo e na parte lateral do abdômen, na linha do mamilo”, explica Fabio.

A cirurgia dura cerca de três horas e é realizada sob anestesia geral, que pode ser associada a uma peridural. O tempo de recuperação varia entre pacientes. Geralmente, após uma semana, é possível voltar às atividades normais. A prática de exercícios físicos, no entanto, só deve ser realizada depois de um mês, após avaliação médica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Vale ressaltar, entretanto, que não são todas as pessoas que podem fazer essa cirurgia. A lipoaspiração de alta definição é indicada para pacientes com baixo índice de gordura corporal, como mulheres de até 25 anos, magras, com a pele firme e que nunca engravidaram. Além disso, é necessário que o paciente passe por avaliação médica e realize exames como hemograma completo, urina, eletrocardiograma e radiografias.

Para quem não se encaixa nesses requisitos, o recomendado é associar a lipoaspiração a uma abdominoplastia. “Nessa cirurgia, a pele da barriga é puxada para baixo, visando deixá-la reta. Para que o resultado fique mais natural, é feita a reconstrução do umbigo e também esculpidos os sulcos. A cicatriz fica baixa para que possa ser tampada pelo biquíni”, afirma o cirurgião.

O paciente que deseja passar por uma abdominoplastia também deve realizar exames laboratoriais e, em alguns casos, ultrassom abdominal. O procedimento também é feito sob anestesia geral e peridural. Na cirurgia de abdominoplastia, o paciente permanece internado por 24 horas e em repouso moderado por até três semanas.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.