/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Fumacê: combate aos mosquitos tem nova programação

Entre os dias 6 e 10 de janeiro, o veículo visitará mais de 60 localidades de Vila Velha

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução
A OMS estima que anualmente, 50 a 100 milhões de pessoas, são infectadas pela dengue em mais de 100 países.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

No Espírito Santo, são registrados 155 casos de dengue por dia, segundo informações da Secretária de Estado da Saúde. A partir desta semana, o serviço de aplicação espacial de inseticida, mais conhecido como fumacê, inicia novo itinerário em Vitória e Vila Velha

O objetivo é combater, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A técnica utilizada é do Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, com um odor característico e pouca visibilidade, mas ideal para o controle desse mosquito, que tem como principal criadouro o interior dos imóveis.

Programação

Veja a programação em Vitória

Veja a Programação em Vila Velha 

Em Vila Velha, o carro passa sempre após 18 horas e, na hora da passagem, é importante que os moradores abram as janelas e as portas de suas residências para que haja uma maior eficácia na aplicação do produto.

Atenção: a rota programada poderá sofrer alterações de acordo com as demandas e com o clima, pois em dias de muita chuva o serviço não pode ser realizado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os locais selecionados são escolhidos pela equipe técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) considerando as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

Pernilongos

Além de combater o Aedes aegypti, o fumacê também agirá contra os mosquitos comuns, Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis, também conhecidos como pernilongos.

Ações

Além de usar regularmente, todos os meses, o fumacê para combater os mosquitos em Vitória, o CVSA também utiliza outros métodos para combater o inseto também na sua fase larval, utilizando larvicidas biológicos em criadouros naturais ou por meio de visitas domiciliares, que esse ano já passaram de 180 mil.

Dengue

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente, 50 a 100 milhões de pessoas, são infectadas pela doença em mais de 100 países. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.