/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Pesquisa aponta que rir pode aliviar até a dor de dente

Riso libera endorfina, que ajuda a combater a dor

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
Difícil é conseguir rir, enquanto sente dor não é mesmo? 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Dizem por aí que rir é o melhor remédio. E pode ser mesmo! Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha apontou que 15 minutos de risadas aumentam o nível de tolerância à dor em até 10%.

A explicação para esse resultado é o fato de fazermos um esforço muscular durante a risada para respirar e recuperar o fôlego. Isso causa a liberação de endorfina, que é a substância ligada ao prazer, capaz de reduzir a sensação de dor.

A pesquisa foi vista com otimismo, mas claro que não substitui os cuidados com a saúde e as visitas periódicas ao dentista. "O nosso perfil psicológico diz muito sobre como vamos enfrentar a dor. Mas combater o problema na origem certamente é a melhor opção, até para evitar que a dor apareça", comentou a especialista em radiologia odontológica e mestre em saúde pública Márcia Gabriella Barros.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.