/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Melasma não tem cura, mas tem tratamento, diz dermatologista

Melasmas são manchas marrons que surgem, principalmente, na face de mulheres que estão em constante exposição solar

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
Problema acomete principalmente mulheres. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O melasma pode ser causado por diversos fatores como predisposição familiar, sol, calor, luz visível emitida por celulares e computadores, hormônios, pílula anticoncepcional, remédios, estresse, gravidez, entre outros. São caracterizados por manchas de cor marrom, geralmente na face. 

Apesar de não ter cura, o melasma pode ser controlado. A proteção solar é fundamental e o melhor filtro solar é aquele que tenha a proteção para UVA, UVB e luz visível, fator de proteção igual ou maior que 50 e que tenha cor de base, que é um filtro de barreira.

Segundo a dermatologista Christina Drummond, especialista titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a novidade em relação ao tratamento do melasma é a aplicação de Microinjeção de Medicamentos na Pele (MMP) com ácido associado a clareadores, intercalado com o peeling de melasma.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“O MMP promove microperfurações que são responsáveis pela indução de um processo inflamatório no local, que estimulam a produção de colágeno e a redução da pigmentação de manchas. Estudos recentes mostram melhora considerável em manchas de melasma resistentes. São indicadas sessões mensais e o uso de medicamento oral antioxidante e creme noturno clareador”, explicou a dermatologista.

A luz intensa pulsada também é uma excelente opção de tratamento para a remoção de manchas de sol na pele, como as sardas e melanoses solares. O aparelho ajuda a fechar os poros e melhora o aspecto da pele, além de estimular a produção de colágeno. "Costumo associar a sessão da Luz Intensa Pulsada com peeling para uma melhor resposta da pele", relatou.

A esteticista Adriana Nalesso, sugere a fototerapia, que pode ser feita em qualquer época do ano e é indicada para qualquer tipo de pele. “O aparelho emite luz e laser ao mesmo tempo, propiciando dois benefícios (clareamento e rejuvenescimento) por meio de um só procedimento. Além das manchas de sol, a fototerapia também unifica, ilumina e melhora a aparência da pele". 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Outro procedimento é o microagulhamento realizado com o uso de um aparelho composto de microagulhas esterilizadas, que realizam várias microperfurações para estimular a formação de colágeno.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.