/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Dê tchau para a tristeza, depressão e mau humor consumindo bons alimentos

Alimentos são capazes de liberar o hormônio da felicidade de maneira imediata, após o consumo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Banana, oleaginosas e alimentos com fibra são responsáveis por liberaram a endorfina, conhecido como hormônio do prazer. 

Sentir tristeza e ficar “péssimo” de vez em quando é uma reação natural a situações difíceis, como o fim de um relacionamento, uma demissão ou uma doença que aflige alguém que amamos, ou até mesmo conviver diariamente com um chefe ou colega chatos, são situações que afetam o emocional de qualquer um.

A nutricionista, Sabina Donadelli explica que quando uma pessoa está deprimida, ela têm tendências a optar por alimentos pouco saudáveis, abusar de doces e bebidas alcoólicas. O que é um grande erro porque piora a sensação de "sentimento ruim". 

"A depressão pode ter diversas causas, mas é possível combater a maioria delas com alimentos certos, os quais vão formar substâncias que atuam no cérebro, corrigindo deficiências de vitaminas e minerais, estabilizando o açúcar no sangue, trazendo bem-estar", explicou a nutricionista. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A especialista explica que não importa o quanto você esteja deprimido ou triste, a escolha sábia de alimentos é capaz de fazê-lo sentir-se mais feliz e os efeitos são imediatos.

Conheça alguns alimentos e dicas

- Peixes pequenos, ovos, iogurtes, kefir;

- Carboidratos ricos em fibras;

- Diminua a cafeína e álcool;

- Abasteça-se de Vitamina D (tome sol por 10 minutos todos os dias);

- Abacate;

- Chocolate Amargo;

- Aveia;

- Banana;

- Morango;

- Couve;

- Castanha do Pará;

- Semente de gergelim;

- Alho;

- Melancia;

- Gengibre.

Estes alimentos, liberam quatro hormônios principais para a sensação de prazer e bem estar, são eles: endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina. O equilíbrio entre eles é capaz de gerar uma sensação de maior felicidade. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.