Dê tchau para a tristeza, depressão e mau humor consumindo bons alimentos
Alimentos são capazes de liberar o hormônio da felicidade de maneira imediata, após o consumo
Sentir tristeza e ficar “péssimo” de vez em quando é uma reação natural a situações difíceis, como o fim de um relacionamento, uma demissão ou uma doença que aflige alguém que amamos, ou até mesmo conviver diariamente com um chefe ou colega chatos, são situações que afetam o emocional de qualquer um.
A nutricionista, Sabina Donadelli explica que quando uma pessoa está deprimida, ela têm tendências a optar por alimentos pouco saudáveis, abusar de doces e bebidas alcoólicas. O que é um grande erro porque piora a sensação de "sentimento ruim".
"A depressão pode ter diversas causas, mas é possível combater a maioria delas com alimentos certos, os quais vão formar substâncias que atuam no cérebro, corrigindo deficiências de vitaminas e minerais, estabilizando o açúcar no sangue, trazendo bem-estar", explicou a nutricionista.
A especialista explica que não importa o quanto você esteja deprimido ou triste, a escolha sábia de alimentos é capaz de fazê-lo sentir-se mais feliz e os efeitos são imediatos.
Conheça alguns alimentos e dicas
- Peixes pequenos, ovos, iogurtes, kefir;
- Carboidratos ricos em fibras;
- Diminua a cafeína e álcool;
- Abasteça-se de Vitamina D (tome sol por 10 minutos todos os dias);
- Abacate;
- Chocolate Amargo;
- Aveia;
- Banana;
- Morango;
- Couve;
- Castanha do Pará;
- Semente de gergelim;
- Alho;
- Melancia;
- Gengibre.
Estes alimentos, liberam quatro hormônios principais para a sensação de prazer e bem estar, são eles: endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina. O equilíbrio entre eles é capaz de gerar uma sensação de maior felicidade.