/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Saúde

Quantos litros de água é preciso tomar por dia? Faça o cálculo

Profissional ensina a calcular a quantidade de água que cada um deve beber e aponta os alimentos que podem ser nossos aliados durante o verão

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
O recomendado é ingerir dois litros de água por dia. A quantidade pode ser superior em dias mais quentes, e em relação ao gasto hídrico de cada pessoa. 

Você sabe, por exemplo, como calcular a quantidade de água necessária para se manter hidratado e quais os alimentos que podem se tornar aliados nesse período de temperaturas tão elevadas?

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Para aproveitar os dias quentes é importante tomar alguns cuidados com a saúde. De acordo com a nutricionista do Sest Senat da Serra, Milena Lucena Girardi, durante o verão é de extrema importância se hidratar bem. 

“Devido à alta temperatura, o organismo perde mais líquido, por isso é fundamental se hidratar tomando bastante água. Para se ter uma ideia, em média, uma pessoa deve consumir 35 ml de água multiplicado pelo seu peso. Por exemplo: quem pesa 70 kg deve consumir 70x35 = 2,450 litros de água por dia ou média de 2,5 litros por dia”, aconselha.

Frutas ajuda na hidratação do corpo?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Outra boa pedida para quem curtirá a praia com a família é a ingestão de frutas da época como melão, melancia, pêssego, manga, abacaxi, mamão, laranja e ameixa. Além de possuírem alto teor de líquidos, são ricas em vitamina C, que ajuda na imunidade.

Carregando...

Já refrigerantes e bebidas alcoólicas são grandes vilões e merecem atenção especial. 

"Vale lembrar que eles não substituem a água. Muito pelo contrário. Eles fazem o corpo desidratar com mais rapidez, principalmente nos dias de muito calor. Por isso a hidratação da maneira correta é fundamental para prevenir doenças típicas do verão, tais como diarreia, dores pelo corpo, insolação e a desidratação de uma forma geral".

LEIA TAMBÉM: Dores na articulação: é melhor tomar ou injetar ácido hialurônico para artrose?

A nutricionista reforça que é importante ficar atento à higiene e a conservação dos alimentos para evitar uma possível intoxicação. Segundo a profissional, o aumento da temperatura facilita a proliferação de bactérias, podendo trazer sérios riscos à saúde. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Devido ao calor, alguns alimentos tendem a ter uma proliferação de bactérias maior, podendo estragar com mais facilidade. Prefira levar uma bolsa térmica para guardar os alimentos. Opte por sanduíches sem maionese ou ovos e tomates. Leve sucos de frutas, biscoitos de polvilho e alimentos pré-cozidos como batata-doce, aipim e milho-verde, todos são bem-vindos. Se for comprar quando estiver na praia, por exemplo, escolha água de coco e picolés de frutas naturais. Evite salgados fritos ou assados, frutos-do-mar (camarão, ostras, entre outros) e chips, pois aumentam a desidratação. Também não coma doces em excesso". 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.