/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Posses de Lula e Casagrande: saiba os horários e detalhes das cerimônias

Cerimônia do presidente eleito Lula começa às 13h45 em Brasília; já o governador capixaba inicia seu terceiro mandato às 14h30, em ato na Assembleia Legislativa

Tiago Alencar , Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Instagram
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Eleitos, presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participam de suas cerimônias de posse neste domingo (01)

Neste domingo (01) tomam posse o presidente da República eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os governadores eleitos e diplomados nos estados. 

No Espírito Santo, o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), reeleito para seu segundo mandato consecutivo será reconduzido ao cargo. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A reportagem do Folha Vitória apurou os detalhes e os rituais a serem seguidos tanto na posse de Lula, em Brasília, quanto na de Casagrande, no Estado. 

No caso do socialista, a cerimônia promete ser menos pomposa do que a do chefe do Executivo federal, uma vez que se trata de reeleição. Casagrande, por exemplo, será o responsável por colocar a faixa de governador em si mesmo, pois, nesse caso, não houve alternância de governos.

Confira os detalhes de cada cerimônia:

Posse do governador Renato Casagrande (PSB)

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Neste domingo (01), o governador Renato Casagrande (PSB) inicia o seu terceiro mandato como chefe do Executivo estadual. A sessão solene de posse de Casagrande e de seu vice, Ricardo Ferraço (PSDB), acontece a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa (Ales), em Vitória, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Ales e também na TV Educativa. 

Casagrande e Ferraço devem entrar pelo térreo do Palácio Domingos Martins e aguardar no Salão Nobre. O presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), solicitará, então, que uma comitiva de deputados conduza o governador e o vice eleitos ao Plenário Dirceu Cardoso, onde será realizada a cerimônia.

A Banda da Polícia Militar executará os hinos do Brasil, do Espírito Santo e à Bandeira. O presidente da Casa fará seu discurso e, logo após, governador e vice farão o juramento com o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e do Estado, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense. O juramento está previsto no Regimento Interno da Assembleia e na Constituição do Estado.

LEIA TAMBÉM: Futuro ministro diz que Lula decidirá na hora sobre desfilar em carro aberto

>>> Dez mil copos de água e banda de congo: os preparativos para a posse no Palácio Anchieta

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Após a leitura da Declaração de Compromisso Constitucional e da assinatura do termo de posse, Renato Casagrande fará o seu discurso. 

Encerrada a sessão solene na Assembleia Legislativa, o governador e o vice-governador empossados seguem para outra cerimônia, prevista para às 16h no Palácio Anchieta.

Posse do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Também neste domingo (01), o petista Luiz Inácio Lula da Silva inicia seu terceiro mandato como presidente da República do Brasil. A cerimônia oficial terá início por volta das 13h45, em Brasília.

Antes disso, o evento contará com os shows de abertura do 'Festival do Futuro'. O festival de música está marcado para as 10h, com um cortejo popular. Na sequência, acontece o espetáculo "Brasília, Capital de Todos os Ritmos", em um dos palcos montados na Esplanada dos Ministérios.

Os shows serão paralisados às 13h, para que as pessoas possam acompanhar o cerimonial oficial da posse de Lula. A solenidade deve começar às 13h45, com a chegada de autoridades convidadas, chefes de Estado e de governo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), devem chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h30 e começar o desfile presidencial até o Congresso Nacional.

Veja os horários dos eventos da cerimônia de posse de Lula:

13h45 - Chegada de convidados, chefes de Estado e de governo ao Congresso;

14h20 - Chegada do presidente eleito e vice-presidente à Catedral de Brasília;

14h30 - Desfile do cortejo presidencial em carro, da Catedral de Brasília ao Congresso Nacional. O percurso deve durar 10 minutos;

14h40 - Recepção de Lula e Alckmin no Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado;

15h - Abertura da sessão solene de posse de Lula.

15h50 - Deslocamento do presidente e do vice para a Sala de Audiências da Presidência do Senado

16h05: Saída do presidente da sala de audiências e início da cerimônia externa de honras militares

16h20: Saída do presidente e do vice para o Palácio do Planalto

16h20 às 18h: no Palácio do Planalto, Lula e Alckmin subirão a rampa.  Após subir a rampa, Lula receberá a faixa presidencial. Ainda não foi definido quem entregará a faixa ao presidente eleito. Lula deve fazer um discurso já com a faixa e, depois, dará início à nomeação dos ministros. Por fim, é feita a foto oficial do novo governo.

A partir das 18h: Lula e Alckmin vão participar de um jantar no Itamaraty com autoridades estrangeiras

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.