Futuro ministro diz que Lula decidirá na hora sobre desfilar em carro aberto
Diante dos riscos, segurança de Lula tenta convencer presidente a usar veículo blindado
O futuro ministro da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), deputado federal reeleito Paulo Pimenta (PT-RS), disse que o presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidirá no momento se desfilará de carro aberto durante a posse neste domingo.
"Lula vai levar em consideração muita coisa. Vai olhar para o céu, para dar uma olhada em como está o clima, vai saber as informações do serviço de inteligência, segurança, também como ele vai estar se sentindo", disse Pimenta a jornalistas na tarde deste sábado. "Uma decisão que ele vai tomar na hora, vai depender do momento, sentir a vontade e disposição de poder estar no carro aberto ou não."
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Questionado sobre quem deve entregar a faixa presidencial para Lula, o futuro Secom disse que essa "é uma outra decisão".
"É um momento simbólico, é difícil ter uma pessoa às vezes que possa simbolizar o povo brasileiro na sua plenitude, na sua diversidade, na medida que aquelas representações institucionais que deveriam fazer não vão estar presentes", disse Pimenta, em referência à viagem do presidente Jair Bolsonaro para os Estados Unidos, onde passará a virada do ano.
LEIA TAMBÉM: Moraes não autoriza Armandinho a sair do presídio para tomar posse na Câmara de Vitória
"Talvez a gente tenha que achar uma forma de fazer um somatório de representações para que isso, de alguma forma, tenha um sentido simbólico", comentou.