/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

#ESsemCorrupção: capixabas terão canal exclusivo para denunciar corrupção

O Espírito Santo é o segundo estado a criar um serviço exclusivo para o recebimento de denúncias desse tipo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/Secom
O Disque #ESsemCorrupção também fará a apuração dos relatos feitos por meio do Disque Denúncia 181
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (09), data em que se celebra o Dia Internacional de Combate à Corrupção, um canal exclusivo para que população possa denunciar casos relativos a essa irregularidade no âmbito do Poder Executivo do Espírito Santo. 

A novidade será através do telefone 0800 022 1117 e funcionará das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. O atendimento será feito por auditores do Estado, com total sigilo dos dados do denunciante. A população poderá denunciar casos como tentativas de suborno, desvio de recursos, funcionários fantasmas ou fraudes em compras públicas. 

Haverá um prazo de no máximo 60 dias para que o cidadão tenha um retorno sobre a situação do caso. Cada ligação vai gerar um registro no sistema e um número de protocolo, pelo qual o denunciante poderá receber informações sobre a apuração. Com o protocolo em mãos, é possível ainda anexar fotos, documentos ou áudios que comprovem a denúncia, utilizando o site da Ouvidoria-Geral.

Como será? 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Após a denúncia, o órgão responsável seguirá um fluxo de apuração para identificar as irregularidades. Todas as denúncias serão inicialmente encaminhadas ao Laboratório de Dados, Análise e Tecnologia Aplicada à Auditoria (LAB.Data) da Secont, onde será feita uma checagem nos bancos de dados que constam em suas bases para verificar as informações e elaborará um levantamento preliminar.

Esse levantamento será analisado pela Comissão de Avaliação, para que os membros da comissão encaminhem uma recomendação ao secretário de Controle e Transparência, com base nos indícios apontados. A recomendação poderá ser a de prosseguir com a apuração na instância cabível ou de arquivar a denúncia, pela ausência de elementos que a sustentem.

O Espírito Santo é o segundo estado a criar um serviço exclusivo para o recebimento de denúncias de corrupção. O primeiro foi o Rio de Janeiro, que inaugurou o Disque Rio contra a Corrupção, em abril. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.