Morte de Gerson Camata abala autoridades capixabas. Veja repercussão
Governo decretou luto de sete dias. Prefeituras de Vitória e Serra também decretaram luto nos municípios
O assassinato do ex-governador ex-senador Gerson Camata surpreendeu os capixabas na tarde desta quarta-feira (26). Morto por um ex-assessor, Camata foi lembrado pelo governador Paulo Hartung e governador eleito Renato Casagrande. O assassinato do ex-político também gerou comoção no partido onde construiu sua carreira política.
Além do luto oficial de sete dias no Espírito Santo, as prefeituras de Vitória e Serra também decretaram luto em razão da morte de Camata.
Confira a repercussão do assassinato entre as figuras públicas do Espírito Santo e do Brasil:
Prefeitura de Vitória
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, decretou luto oficial de três dias. As bandeiras do Palácio Jerônimo Monteiro, sede do Poder Executivo Municipal, também foram hasteadas a meio mastro.
"Com muita tristeza e pesar recebi a notícia da morte do ex-governador Gerson Camata. O Espírito Santo perde uma grande liderança que muito fez pelo desenvolvimento do nosso Estado, tanto como governador quanto no período em que foi senador da República. Decretamos luto oficial e a cidade de Vitória se solidariza com os familiares de Gerson neste momento de tristeza e dor" - Luciano Rezende
Prefeitura da Serra
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, decretou luto oficial de três dias,
“Gerson Camata foi um dos mais importantes líderes políticos do Espírito Santo. Suas iniciativas e liderança deixam um exemplo muito importante neste momento difícil que o país vive. Que Deus conforte a esposa, filhos e familiares”. - Audifax Barcelospp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Senadora Rose de Freitas
Nada tão injusto quanto tirar a vida de uma pessoa. Nada tão injusto quanto tirar a vida de um homem bom, um líder que foi tão importante para o povo capixaba, que era muito querido e tinha uma história tão bonita. O Espírito Santo perdeu uma pessoa que vivia de bem com a vida. Uma pessoa bondosa, afável no convívio e humilde no trato com o ser humano. Todos nós estamos sentindo muito a trágica morte de Camata.
Senador Magno Malta
Recebo com muita tristeza a notícia do assassinato do ex-governador, ex-senador Gerson Camata, que passou por todos os cargos da vida pública do Espírito Santo. Lamento a morte de qualquer pessoa. Ainda que houvesse motivo, não existe motivo para se atentar contra a integridade física de alguém. Lamento o sofrimento da família, sou solidário a Rita, aos filhos e ao povo do Espírito Santo que amava e continuava amando Camata. Estou triste e muito abatido. Minha dor penso que é do tamanho da dor de todo povo do Espírito Santo. Fica minha oração para que Deus conforte toda a família, a família capixaba, o Brasil e o Espírito Santo.
Senador eleito Fabiano Contarato
Minha solidariedade à família do ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata. Que seus familiares consigam encontrar conforto em Deus e força uns nos outros.pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
Camata foi um político que muito fez pelo nosso Estado. Tem uma trajetória política marcada por muito trabalho. Que descanse em paz!
Senador eleito Marcos do Val
É com muito pesar que recebo a notícia do assassinato do ex-governador e ex-senador Gerson Camata. Lamentável que o Espírito Santo ainda sofra tanto com a violência. São esses episódios violentos que pretendemos inibir com leis mais rígidas, esse foi o principal motivador para meu ingresso na vida política. Hoje o Estado perde esse homem político, líder e carismático que tanto fez pelos capixabas. À família e aos amigos, meus sinceros sentimentos, que Deus possa confortá-los neste momento de dor e perda.
Deputado Lelo Coimbra
Gerson Camata cumpriu um papel fundamental na redemocratização do Espírito Santo. Fez um governo participativo, de resultados. Foi um grande líder, figura tranquila, agregador. Lamento muito a morte do amigo Camata
Autoridades nacionais também lamentam
Michel Temer
Lamento a morte do grande político, ex-jornalista, deputado estadual, deputado federal, senador constituinte, governador do Espírito Santo e meu amigo, Gerson Camata. Meus sentimentos de sincero pesar à família.
Eder Pontes da Silva, Procurador-Geral de Justiça
É com pesar que recebemos a triste notícia do assassinato do ex-governador Gerson Camata. Somos solidários à família e ao povo do Espírito Santo neste momento de dor diante de um crime tão bárbaro, que muito nos deixa indignados. Essa violência absurda certamente será punida com a firmeza e justiça. O Estado perde uma das suas principiais lideranças políticas, que se dedicou à democracia e aos capixabas.
Presidente do Senado Eunício Oliveira
O ex-senador Gerson Camata, que por 24 anos representou, com destaque, o Espírito Santo no Senado Federal, depois de construir sólida carreira política como vereador, deputado estadual e governador. Nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e ao povo capixaba.