/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Aécio fala em 'voz do povo', mas Renan acusa rivais por tumulto

O senador Aécio Neves também negou que seu partido tenha oferecido dinheiro para os manifestantes. Segundo ele, o governo não quer aceitar que as pessoas participem do processo político

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Base aliada alega que oposição pagou manifestantes para tumultuar sessão e inaugurou a "obstrução da galeria" Foto: ​Estadão Conteúdo

O Congresso se reúne novamente nesta quarta-feira (3), às 10h, para dar continuidade à sessão que foi interrompida com confusão e tumulto nas galerias na noite desta terça-feira (2). Manifestantes protestavam nas galerias do plenário da Câmara, quando o senador Renan Calheiros (PMDB-RN) decidiu suspender a sessão considerando ser inviável dar continuidade aos trabalhos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com Renan, não havia condições de dar seguimento à análise do projeto que altera a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), flexibilizando a meta de economia para pagar os juros da dívida pública em 2014. Na visão do senador, os manifestantes foram contratados por partidos da oposição, em uma tentativa de obstruir a sessão.

— Esse caso é único na história do Congresso Nacional. Vinte e seis pessoas, presumivelmente assalariadas, obstruir os trabalhos do Congresso Nacional. Isso demonstra a absoluta responsabilidade que a oposição tem com o fato. Que democracia é essa que eles pedem e cobram todo dia?

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirma que as pessoas foram para as galerias a pedido do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF). Segundo o senador, essa estratégia também foi usada para impedir a votação do texto na CMO (Comissão Mista de Orçamento.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

— Na Comissão de Orçamento foi a mesma coisa, foram pessoas trazidas pelo deputado Izalci. Todo mundo conhece, todo mundo sabe quem são. Se são pagas ou não... elas são trazidas pelo deputado Izalci e não é a primeira vez. Isso não contribui com a democracia e não engrandece o Congresso Nacional.

“O povo acordou”

A assessoria de Izalci explica que ele gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais, conclamando as pessoas que não concordam com a mudança na LDO a irem ao Congresso para se posicionarem. No entanto, as assessoria nega que os manifestantes tenham sido levados à sessão pelo deputado.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) também negou que seu partido tenha oferecido dinheiro para os manifestantes. Segundo ele, o governo não quer aceitar que as pessoas querem participar ativamente do processo político.

— Isso é uma bobagem, mais um equívoco. A população brasileira acordou, a verdade é que existe uma população diferente hoje. O PT e seus aliados ainda não perceberam, mas pessoas estão participando do que está acontecendo no Brasil, elas querem saber e algumas querem vir aqui no Congresso Nacional. Nós vamos fechar as galerias para atender uma base que quer votar escondido uma proposta dessa gravidade?

Confusão

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

O senador afirmou que o tumulto se deu porque os manifestantes foram proibidos de entrar nas galerias e, por isso, os ânimos ficaram exaltados. O regimento do Senado permite a presença da população nas galerias, desde que sem manifestação.

No entanto, alguns parlamentares alegam que a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi insultada enquanto fazia seu discurso na tribuna, defendendo a mudança na LDO. Logo após o pronunciamento da parlamentar, Renan suspendeu a sessão e mandou esvaziar as galerias.

— Não há condições de realizar sessão do Congresso com as galerias partidarizadas e se comportando dessa maneira. Por isso eu peço que a Polícia Legislativa que tome providências.

Foi depois dessa ordem que começou a confusão. Houve muito empurra-empurra entre os manifestantes e os integrantes da Polícia Legislativa. Alguns parlamentares da oposição também ocuparam as galerias para tentar negociar.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Um dos manifestantes desmaiou por, supostamente, ter sido atingido por uma arma de choque da segurança do Congresso. Cerca de uma hora depois da interrupção, Renan avisou que a sessão seria retomada somente nesta quarta-feira por não haver condições de continuar com os trabalhos.

Atraso

Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), a ação foi orquestrada pela oposição e o novo adiamento da votação coloca em risco o Orçamento do governo.

— A oposição foi para a galeria obstruir a sessão. Eu vi diversos parlamentares da oposição na galeria comandando um processo para inviabilizar a votação. Isso é muito grave. O que ocorreu aqui foi um golpe contra a democracia.

Renan Calheiros não soube dizer se vai mandar fechar as galerias do plenário durante a sessão do Congresso desta quarta-feira, disse apenas que vai fazer cumprir o regimento interno. (As informações são do portal R7)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.